Externato padre antónio vieira

externato padre antónio vieira

Quem é o padre Antônio Vieira?

Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, Portugal, em 6 de fevereiro de 1608. De origem humilde, possuía ascendência judaica do lado materno e negra do lado paterno. Em 1614, Vieira e sua família mudaram-se para o Brasil. Aqui, estudou em colégio de jesuítas e, com 15 anos de idade, decidiu fazer parte da Companhia de Jesus.

Quais são as características dos sermões do Padre Antônio Vieira?

Essa sua postura, atrelada à sua defesa dos cristãos-novos, gerou inimizades entre os colonos e membros da Igreja. Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos.

Quais são as características do Padre Vieira?

Padre Vieira faz parte do Barroco, estilo de época que, no Brasil, durou de 1601 a 1768. Portanto, seus sermões podem apresentar as seguintes características: Rebuscamento: requinte da linguagem.

Qual a origem de Vieira?

De origem humilde, possuía ascendência judaica do lado materno e negra do lado paterno. Em 1614, Vieira e sua família mudaram-se para o Brasil. Aqui, estudou em colégio de jesuítas e, com 15 anos de idade, decidiu fazer parte da Companhia de Jesus.

Qual é a obra mais conhecida de Padre Antônio Vieira?

[1] A obra mais conhecida de Padre Antônio Vieira é Sermões (1679). Esse livro é o primeiro volume, pois o padre tinha a intenção de publicar outros doze, como bem explicita no prólogo ao leitor. Assim, essa obra contém apenas quinze dos seus inúmeros sermões:

Qual foi o papel do Padre Antônio Vieira na conquista do Brasil?

Destacou-se com seu brilhantismo no Colégio dos Jesuítas de Salvador e ali despertou sua vocação religiosa. Estudou línguas, filosofia, teologia, retórica e dialética tornando-se um dos mais importantes portugueses oradores de sua época.

Quem foi o Padre Vieira?

Perseguido pela Santa Inquisição, depois de muitos interrogatórios durante o tempo que esteve na prisão (1665), em Coimbra, Vieira foi acusado de heresia, contudo, fora anistiado pela Igreja em 1668. Em 1681 retorna ao Brasil promovendo outras missões entres os índios. Vieira faleceu em Salvador, dia 18 de julho de 1697, com 89 anos.

Quem é o pai de Antônio Vieira?

Antônio Vieira nasceu em Lisboa, em 6 de fevereiro de 1608. Seu pai, Cristóvão Vieira, era funcionário da coroa portuguesa e foi direcionado a Salvador para atuar como escrivão em 1615.

Quem é o Padre Vieira?

- Padre Antônio Vieira nasceu na cidade de Lisboa (Portugal) em 6 de fevereiro de 1608. - No ano de 1614, foi estudar no Colégio dos Jesuítas de Salvador. - Em 1623, ingressou na Companhia de Jesus como noviço.

Quais são as características dos sermões de Padre Vieira?

Padre Vieira faz parte do Barroco, estilo de época que, no Brasil, durou de 1601 a 1768. Portanto, seus sermões podem apresentar as seguintes características: Rebuscamento: requinte da linguagem. Capa do tomo I, volume IV, da Obra completa de Padre Antônio Vieira, publicada por Edições Loyola.

Qual é o estilo literário de Padre Vieira?

Estilo literário de Padre Antônio Vieira Padre Vieira faz parte do Barroco, estilo de época que, no Brasil, durou de 1601 a 1768. Portanto, seus sermões podem apresentar as seguintes características: Fusionismo: combinação entre a visão medieval e a renascentista

Quais foram as principais atividades do Padre Antônio Vieira?

O padre passou novamente por Portugal, mas não foi bem recebido e retornou ao Brasil em 1681, contudo sem deixar o seu envolvimento com as questões políticas, defesa dos judeus, índios e negros. No ano de 1697, Antônio vieira falece no Colégio da Bahia, em Salvador. A obra de Pe. Antônio Vieira é dividida em

Postagens relacionadas: