O que é o aquecimento global

o que é o aquecimento global

Quais são os efeitos do aquecimento global?

Uma das principais consequências do aquecimento global é o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível dos oceanos. Os efeitos do aquecimento global são diversos e podem estar relacionados com a atmosfera, hidrosfera e também com a biosfera.

Quando surgiu a expressão aquecimento global?

A expressão aquecimento global não era conhecida até a década de 1970; ela só foi cunhada em 1975, num artigo do geoquímico Wallace Broecker publicado na revista Science.

Por que o aquecimento global é considerado um problema ambiental urgente?

Por isso, o aquecimento global é considerado um problema ambiental urgente e com graves consequências para a humanidade. Porém, o tema ainda é controverso. Para alguns cientistas, o aquecimento global é uma farsa. Eles argumentam que a Terra passa por períodos de esfriamento e aquecimento, o que seria um processo natural.

O que é a teoria do aquecimento global?

Uma considerável parte dos cientistas acredita que esse aquecimento esteja relacionado à ação humana sobre a natureza, provocando efeitos devastadores sobre ela, como a destruição da Camada de Ozônio e a intensificação do Efeito Estufa. Para muitos cientistas, o Aquecimento Global já não é tratado nem mais como uma teoria, e sim como um fenômeno.

O que é o aquecimento global? O aquecimento global é um fenômeno que vem sendo registrado pelo mundo todo durante as últimas décadas. Ele se refere a um aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre, que causa consequências na flora e na fauna, além de impactar setores críticos como o agronegócio.

Por que o aquecimento global é considerado um problema ambiental urgente?

Quais são as causas do aquecimento global?

São muitas as causas do aquecimento global, mas a maioria delas aponta para o mesmo fator. De forma resumida, ele é provocado pelas intervenções do homem na natureza para a exploração de seus recursos. A principal relação é com a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta.

Qual a relação entre aquecimento global e poluição do ar?

A poluição do ar por meio de queimadas, do intenso uso de transportes e do aumento da produção no setor industrial também é associado ao aquecimento global.

Por que o aquecimento global aumenta mais as temperaturas?

Com isso, ocorrem as mudanças nas temperaturas médias registradas nos oceanos e atmosfera, causando o então chamado aquecimento global. O efeito estufa apesar de ser um dos fatores de aumento da temperatura do planeta ainda tem um papel fundamental para a vida do ser humano.

Como combater o aquecimento global?

A primeira grande atitude, segundo apontamentos oficiais e científicos, para combater o aquecimento global seria a escolha de fontes renováveis e não poluentes de energia, diminuindo ou até abandonado a utilização de combustíveis fósseis, tais como o gás natural, o carvão mineral e, principalmente, o petróleo.

Postagens relacionadas: