Catálogo nacional de qualificações

catálogo nacional de qualificações

Quais são as qualificações que integram o catálogo?

As qualificações que integram o Catálogo estão organizadas em áreas de educação e formação, apresentando para cada qualificação: Um Referencial para o reconhecimento, validação e certificação de competências (escolar e profissional).

Como são identificadas as qualificações profissionais disponíveis no CNQ?

Conforme Anexo I do Decreto nº 66/2010, que regula o CNQ. As Qualificações Profissionais disponíveis no CNQ são identificadas nos diversos sistemas de produção e elaboradas na Unidade de Coordenação do Sistema Nacional de Qualificações (UCSNQ), conforme as necessidades atuais e emergentes da economia.

Como é feita a comprovação de uma qualificação prevista no CNQ?

A comprovação de obtenção de uma qualificação prevista no CNQ é feita através de um diploma de qualificação, onde consta o nível de qualificação correspondente e, quando aplicável, a atividade profissional para a qual foi obtida qualificação. Os diplomas e certificados são emitidos pelas entidades formadoras que integram a rede do SNQ.

Quais são as qualificações que integram o CNQ?

As qualificações que integram o CNQ encontram-se estruturadas em áreas de educação e formação. A cada qualificação corresponde um perfil profissional e um referencial de formação. Atualmente o CNQ integra apenas qualificações de nível não superior. O CNQ integra 274 qualificações para 39 áreas de educação e formação:

Qual o nível de qualificação?

Nacional de Qualificações: qualificação de nível 2 do QNQ – entre as 800 horas e as 1000 horas; qualificação de nível 4 do QNQ – entre as 1000 horas e as 1300 horas; qualificação de nível 5 do QNQ 850 horas.

Quais são os níveis de qualificação do QNQ?

O QNQ estrutura-se em 8 níveis de qualificação, cada um definido por um conjunto de indicadores que especificam os resultados de aprendizagem correspondentes às qualificações nesse nível, em termos de Conhecimentos, Aptidões e Atitudes. Aceda aqui ao Guia Interpretativo do Quadro Nacional de Qualificações.

Quais são os níveis de qualificação?

A descrição das qualificações nacionais é feita em termos de resultados de aprendizagem, de acordo com os descritores associados a cada nível de qualificação. Assim, cada um dos 8 níveis de qualificação é definido com base em três descritores, nomeadamente : Conhecimentos : resultado da assimilação de informação através da aprendizagem.

Como é feita a descrição das Qualificações Nacionais?

Grau de Doutor (ensino universitário). A descrição das qualificações nacionais é feita em termos de resultados de aprendizagem, de acordo com os descritores associados a cada nível de qualificação. Assim, cada um dos 8 níveis de qualificação é definido com base em três descritores, nomeadamente :

Quais são os elementos essenciais do Sistema Nacional de qualificações?

São elementos essenciais do Sistema Nacional de Qualificações: Qualificações inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações; Como aceder a Qualificações do Catálogo Nacional de Qualificações.

Quais são os requisitos para a formação de um profissional?

Através de um sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), relativo a um referencial de competências e de formação de uma dada atividade profissional inserida no CNQ; Pelo reconhecimento de títulos de qualificação adquiridos noutros países, conforme legislação específica.

Postagens relacionadas: