Triangulo equilatero

triangulo equilatero

Como saber se um triângulo é equilátero?

Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.

Como calcular a altura de um triângulo equilátero?

Um triângulo equilátero possui altura igual a 12 cm. Qual é a medida do seu lado? Veja também: Trapézio – quadrilátero que possui dois lados paralelos e dois lados não paralelos A área de um triângulo, de uma maneira geral, é calculada a partir do produto da base pela altura dividido por 2.

Como calcular a área de um triângulo equilátero?

A área de um triângulo, de uma maneira geral, é calculada a partir do produto da base pela altura dividido por 2. Quando analisamos, de forma específica, é possível deduzir uma fórmula que calcule a área do triângulo equilátero, tendo apenas a informação da medida do lado desse polígono.

Quais são os ângulos internos do triângulo equilátero?

Além dos lados, os ângulos internos dessa figura apresentam as mesmas medidas: 3 ângulos de 60º, os quais totalizam 180°. Lembre-se que os triângulos são figuras planas e fechadas constituídas por segmentos de reta, as quais são chamadas de polígonos. Além do triângulo equilátero existem outros tipos de triângulos:

Quais são os tipos de triângulo equilátero?

Além do triângulo equilátero, existem outros dois tipos de triângulo quando analisamos seus lados, que são o isósceles e o escaleno. Leia mais: Geometria plana — é a área da matemática que estuda as figuras planas Um triângulo equilátero possui todos os lados congruentes. Os ângulos internos do triângulo equilátero medem 60° cada.

Como calcular a altura do triângulo equilátero?

A altura do triângulo equilátero corresponde a um dos lados de um triângulo retângulo. Desse modo, a altura pode ser obtida a partir do teorema de Pitágoras. A fórmula da altura do triângulo equilátero é: Em que: h: altura do triângulo. L: medida do lado do triângulo. Exemplo: Calcule a altura do triângulo equilátero de lado 2 cm.

Qual é o perímetro de um triângulo equilátero?

Assim como os outros polígonos, o perímetro de um triângulo equilátero é igual à soma dos seus lados. Como os três lados de um triângulo equilátero são congruentes, com comprimento igual a l, então, o seu perímetro é dado pela fórmula:

Qual é a fórmula para calcular a área de um triângulo equilátero?

Então, como fórmula exclusiva para calcular a altura de um triângulo equilátero, temos: A área do triângulo equilátero também possui uma fórmula específica para ser calculada. Sabemos que a área de qualquer triângulo é igual ao produto entre a base e a altura dividido por 2.

Como calcular a área do triângulo?

Solução. Para calcular a área do triângulo usando a fórmula básica, precisamos conhecer a medida da altura. Considerando a base como o lado de diferente medida, iremos calcular a altura relativa a esse lado. Lembrando que a altura, neste caso, divide o lado em duas partes iguais, usaremos o teorema de Pitágoras para calcular sua medida.

Como calcular o perímetro de um triângulo equilátero?

O cálculo do perímetro é bem fácil, e serve para todo tipo de triângulo. O perímetro do triângulo é a soma dos valores correspondente aos lados do triângulo. E obedece a seguinte fórmula: l: são os lados do triângulo.

Como saber se um triângulo é equilátero?

Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.

Como calcular a altura de um triângulo equilátero?

Veja a demonstração da fórmula: A principal característica de um triângulo equilátero é que ele possui todos os lados iguais. Portanto, se traçarmos a sua altura, que é o segmento de reta perpendicular que parte do ponto A ao ponto M (ponto médio do segmento BC), iremos dividir a base ao meio.

Postagens relacionadas: