Realidade aumentada

realidade aumentada

Como surgiu a realidade aumentada?

A história da realidade aumentada começa na década de 1960. Em 1968, Ivan Sutherland, um cientista da computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês: Massachusetts Institute of Technology – MIT), desenvolveu um aparato para duas lentes que podia ser usado como óculos.

Quais são os benefícios da realidade aumentada?

Além de ser um avanço tecnológico, a realidade aumentada favorece a inclusão de pessoas com deficiências físicas ou com problemas de mobilidade, por exemplo, criando produtos que se adaptam a qualquer usuário, independentemente de peso, cor ou classe social. Podemos esperar grandes avanços e diferentes aplicações nos próximos tempos!

Qual é a diferença entre realidade aumentada e virtual?

É importante fazer uma distinção: realidade aumentada (RA) não é a realidade virtual (RV). De maneira bem simplificada, a principal diferença entre as duas tecnologias pode ser explicada pela forma como os dispositivos que permitem experimentar as duas realidades funcionam.

Quem é o desenvolvedor de realidade aumentada?

2021: O desenvolvedor de realidade aumentada Jeferson Araujo, utilizando a tecnologia Skin Segmentation, do Facebook Reality Labs, desenvolve um efeito de realidade aumentada onde pôde-se testar tatuagens em tempo real no corpo todo. A realidade aumentada tem sido explorada para muitas aplicações.

Quais são os exemplos de realidade aumentada?

Um bom exemplo de realidade aumentada são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades.

Qual foi o primeiro sistema de realidade aumentada?

Foi aí que o termo ‘realidade aumentada’ foi criado. 1996: o Touring Machine foi criado por Steve Feiner. Esse foi o primeiro sistema móvel de realidade aumentada, composto por óculos-display, rastreador, computador, wireless e rádio digital, tudo em um só equipamento.

Qual a importância da realidade aumentada para a educação?

A realidade aumentada pode facilitar sua vida em vários sentidos, até mesmo na educação. Imagine integrar uma realidade digital ao mundo real: isso já é possível com a realidade aumentada (AR)!

Quem é o desenvolvedor de realidade aumentada?

2021: O desenvolvedor de realidade aumentada Jeferson Araujo, utilizando a tecnologia Skin Segmentation, do Facebook Reality Labs, desenvolve um efeito de realidade aumentada onde pôde-se testar tatuagens em tempo real no corpo todo. A realidade aumentada tem sido explorada para muitas aplicações.

A Realidade Aumentada muda o mundo do marketing e, se usada de forma inovadora e criativa, pode incrementar o engajamento e a fidelidade dos seus clientes com as suas marcas e produtos. Quer um exemplo?

Qual é a diferença entre realidade virtual e virtual?

Para entrar em uma realidade virtual, o usuário precisa de um aparelho que bloqueie totalmente a visão que ele tem do mundo real, induzindo-o assim à imersão completa. Já para a realidade aumentada, o uso é mais simples: basta um dispositivo móvel como smartphone com acesso aos aplicativos desejados.

Qual é o futuro da realidade aumentada?

E o futuro da realidade aumentada não é algo que se resume ao HoloLens. Ainda que os óculos da Microsoft sejam a utilização mais impressionante no momento, a tecnologia pode ser aplicada em diferentes setores e de infinitas maneiras. Uma das mais interessantes e que pode se tornar realidade muito em breve é o uso da AR em carros.

Qual é o futuro da realidade virtual?

Em termos atuais, tudo ainda é muito pequeno e pouco representativo, mas há grandes promessas para o futuro. A realidade virtual, por exemplo, começa a dar seus primeiros grandes passos só agora. Como ela depende de um equipamento exclusivo para criar a imersão desejada, ainda não tivemos nada que fosse eficiente nesse ponto.

Por que 2016 é o ano da realidade virtual?

Não há como negar que 2016 é o ano da realidade virtual. Depois de muitas promessas e alguns atrasos, a tecnologia vai enfim chegar às nossas casas. Já temos alguns desses óculos especiais disponíveis no mercado, mas vai ser com a chegada do Oculus Rift e do PlayStation VR que o conceito vai realmente ganhar forma.

Postagens relacionadas: