Festas da cidade de coimbra

festas da cidade de coimbra

Quando começam as festas da cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022?

Arrancam já na próxima semana as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022, que este ano decorrem entre os dias 1 e 10 de julho, e cuja programação inclui nove espetáculos musicais, múltiplos eventos culturais e desportivos, três sessões de fogo de artifício e duas procissões religiosas, entre muitas outras iniciativas.

Quais são os principais eventos acadêmicos em Coimbra?

A Latada é parte da tradição acadêmica em Coimbra. Todos os anos há dois grandes eventos na Universidade: a Queima das Fitas e a Latada. A primeira é a festa dos finalistas e a última é a festa dos calouros, que ocorre sempre no início do ano letivo, em setembro, e é o momento de recepção dos novos estudantes na cidade.

Como são celebrados os santos populares em Coimbra?

Enquanto o desfile da Festa das Latas – ou Latada, como também é chamada a celebração – é celebrado pouco depois do início do ano lectivo, quando os caloiros chegam à cidade e se deparam com as tradições académicas pela primeira vez.

Quando começa a iluminação festiva em Coimbra?

A autarquia prevê que o início da atividade possa ocorrer a partir de 09 de julho. A CM Coimbra vai também apostar na colocação de iluminação festiva, no âmbito das Festas da Cidade, numa medida que pretende apoiar o comércio local e a restauração.

Qual é a origem das festas da Rainha Santa Isabel?

As Festas da Rainha Santa Isabel vêm desde 1625 data em que a Rainha Santa Isabel foi canonizada, tendo Coimbra celebrado o dia com festejos que duraram uma semana, tendo atraindo crentes que vinham de todo o mundo.

Quando será a Festa da cidade de Coimbra 2022?

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 vão realizar-se de 1 a 10 de Julho e contam, pela primeira vez, com actuações de artistas internacionais, no Jardim da Sereia.

Quando se comemora a Festa da Rainha Santa?

Após a sua beatificação, em 1516, pelo Papa Leão X, o culto à Rainha Dª Isabel é reconhecido pelo rei D. Manuel I. A Rainha Santa foi canonizada em 1625 pelo Papa Urbano VIII. Atualmente as Festas em honra da Rainha Santa Isabel realizam-se no mês de julho, em anos pares.

Quais foram os objetivos da Confraria da Rainha Santa Isabel?

Em 1560, surge a Confraria da Rainha Santa Isabel, que abrangia todos os estratos socias. Objetivos: prestar o culto a Santa Isabel, promover a sua devoção litúrgica e organizar as celebrações processionais religiosas na cidade de Coimbra.

Quais são os principais santos populares em Coimbra?

Em Coimbra, os santos – São João, São Pedro e Santo António – são homenageados com enormes celebrações no centro histórico da cidade, bem como nos arredores. As pessoas reúnem-se à volta da tradicional fogueira, saboreando a típica sardinha assada numa fatia de broa.

Que dia é a Festa dos “santos populares” em Coimbra?

Muitas outras atracções fazem parte do cartaz previsto para as festividades, das quais se destacam o desfile e actuação das marchas populares, no próximo domingo (16) às 18h00 e o arraial de S. Pedro, com actuação da Academia de Música de Coimbra, no dia 28 de Junho.

Como é celebrado o Dia dos Santos?

As noites que antecedem o dia dos santos são celebradas com marchas, música, danças, fogueiras, fogo de artifício, arcos, balões, manjericos, cidreira, alho porro, alfazema... É tradição as pessoas saírem para a rua com martelos de plástico para bater (tocar) na cabeça dos que passam e, com cidreira, alfazema e alho porro para dar a cheirar.

Quais são os santos populares?

Os chamados santos populares são, como até pode ser visto na imagem acima, Santo António de Lisboa (identificável pelo penteado e pelo Menino Jesus ao colo), São João (aqui identificável pela face jovem e pela ovelha, símbolo do rebanho de Cristo) e São Pedro (sempre fácil de identificar por ser representado com as chaves do Céu).

Postagens relacionadas: