Portal das finanças irs

portal das finanças irs

Como fazer o IRS no Portal das Finanças?

Estas são as principais tarefas relacionadas com o IRS que pode (e deve) fazer no Portal das Finanças. Para isso, deve ter uma senha de acesso a esta plataforma da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e, claro, ligação à Internet, tal como todos os outros elementos do seu agregado familiar.

O que é o Portal das Finanças?

PORTAL DAS FINANÇAS Portal das Finanças - IRS Registar-seIniciar Sessão A AT Agenda Fiscal Serviços Informação Fiscal e Aduaneira Apoio ao Contribuinte

Quais são as principais tarefas relacionadas com o IRS?

Consultar e registar despesas dedutíveis à coleta, verificar as deduções finais, entregar o IRS, acompanhar o estado do reembolso, comunicar o agregado familiar e outras informações pessoais e obter um comprovativo de entrega do IRS. Estas são as principais tarefas relacionadas com o IRS que pode (e deve) fazer no Portal das Finanças.

Como aderir ao pagamento do IRS por débito direto?

No Portal das Finanças, pode aderir ao pagamento do IRS por débito direto. Desta forma, evita coimas e custas associadas a processos de execução fiscal por falta de pagamento do IRS no prazo legal. Entre na homepage do Portal das Finanças e clique na área de destaque “Finanças – Aceda aos seus serviços tributários”;

Como preencher o IRS passo a passo?

Poderá, igualmente, aqui anexar todos os anexos que sejam necessários ao preenchimento da sua declaração de IRS. O primeiro separador a conferir (ou a preencher) é o “ Rosto ”. Este anexo é composto por 13 quadros dos quais constam os dados do sujeito passivo e do seu agregado familiar.

Como obter a declaração de IRS?

A declaração de IRS é obtida a partir do Portal das Finanças da seguinte forma: Aceda ao Portal das Finanças Escolha a opção Cidadãos na barra superior Efectue o login com as suas credenciais (NIF e password) ou com o seu Cartão de Cidadão

Como simular o IRS?

Saiba como usar o simulador do portal das Finanças, antes de entregar a sua Declaração de IRS. Se optar por preencher o IRS online, depois de preencher a declaração no Portal de Finanças pode gravar a declaração e carregar em validar para consultar eventuais erros.

Como acessar o Portal das Finanças?

Aceda ao Portal das Finanças, em www.portaldasfinancas.gov.pt. Depois, clique no destaque “IRS”. Para prosseguir, autentique-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças, colocando nos campos respetivos o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) e a sua senha de acesso.

Quais são os termos mais importantes associados ao IRS?

Rendimento coletável, quociente familiar, deduções específicas, escalões de rendimento coletável, deduções à coleta, benefícios fiscais e coleta são os termos mais importantes associados ao IRS. Estes conceitos parecem-lhe estranhos?

Como funciona o IRS?

Como funciona o IRS? A sigla IRS significa Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares e é o imposto que tributa o rendimento dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei. Vamos passar a explicar os termos, as categorias e os cálculos. Como funciona o IRS?

Como preencher o IRS anual?

Para entregar o IRS tem de preencher a sua declaração de rendimentos (o Modelo 3), composta por uma folha de rosto e diversos anexos, aplicáveis conforme a natureza dos rendimentos que obteve no ano anterior:

Como é entregue o imposto de renda no Portal das Finanças?

Hoje em dia, o IRS é entregue por via eletrónica no portal das finanças, pelo que as tarefas estão bastante simplificadas. Também muita da informação relativa aos seus rendimentos e despesas dedutíveis já se encontra preenchida. Mais simples ainda, se for elegível para IRS automático, aquele onde nada se tem que fazer.

Postagens relacionadas: