Dengue sintomas

dengue sintomas

Quais são os tipos de dengue?

O vírus da dengue possui 4 variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas. Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.

Quantas pessoas se infectam com a dengue?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Como é feito o diagnóstico da dengue?

Essa é a dengue hemorrágica, hoje chamada de dengue grave. Quanto tempo dura? Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas. Como é feito o diagnóstico? Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo.

Como é transmitida a dengue?

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, não constituindo uma doença contagiosa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

Quais são os sintomas da dengue?

Os que manifestam a dengue conhecida como clássica apresentam febre alta, dores de cabeça, dor muscular e nas articulações e machas vermelhas na pele, entre outros sintomas. A dengue hemorrágica se caracteriza pela diminuição na produção de plaquetas, causando alterações na coagulação sanguínea.

Quais são os cuidados básicos para a dengue?

Pessoas diagnosticadas com a dengue devem manter cuidados básicos como: 1 Repouso 2 Reposição de líquidos, principalmente recorrendo ao soro caseiro em casos de vômitos 3 Uso correto dos medicamentos indicados.

Qual é o gênero da palavra dengue?

O gênero da palavra Dengue, no sentido de doença, é bastante controverso. Há dicionários (Houaiss) que dizem que dengue é uma palavra feminina: a dengue. Há dicionários (Aurélio) que dizem que dengue é uma palavra masculina: o dengue. Portanto, o gênero dessa palavra vai depender do dicionário que se consulta ou da revista que se lê.

Como é transmitida a dengue?

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, não constituindo uma doença contagiosa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

Quais exames são necessários para o diagnóstico de dengue?

Qual exame precisa ser feito? Para ter o diagnóstico de dengue, geralmente, também é realizado um exame físico. É onde o médico avalia os sintomas que foram relatados pelo paciente, como a dor de cabeça intensa e no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas pelo corpo e etc.

Como saber se tenho dengue?

Exame de sangue para verificar os níveis de plaquetas (pessoas com dengue geralmente apresentam taxas de plaquetas mais baixas que o normal - leia também: A quantidade de plaquetas altera no caso de dengue? ). Informação se o local de residência do paciente é uma região endêmica de dengue ou se o mesmo esteve em alguma dessas regiões.

Como identificar o mosquito de dengue?

O isolamento é feito por meio da análise de uma amostra de sangue, que deve ser coletada assim que surgirem os primeiros sintomas. Essa amostra de sangue é enviada para o laboratório e, por meio de técnicas de diagnóstico molecular, como a PCR, por exemplo, é possível identificar a presença do vírus da dengue no sangue.

Como é feito o diagnóstico de DENV?

A detecção do DENV por sorologia em locais onde existem mais de um flavivírus (Zika, Chikungunya, febre amarela) é complicado, devido a epítopos da proteína E dos flavivírus e, consequentemente, a ocorrência de reação cruzada dos anticorpos. Isso pode levar a resultados falso-positivos.

Postagens relacionadas: