Flebotomista

flebotomista

Quais são as atribuições do flebotomista?

Uma das atribuições mais importantes do flebotomista é identificar devidamente os pacientes e usar corretamente os métodos de flebotomias (ex: venipunção, punção da pele). Você será responsável por preservar a saúde do paciente e a qualidade das amostras.

Quais são os requisitos para fazer flebotomia?

Você deve ter um diploma em flebotomia e conhecimento das técnicas de punção. Se você for uma pessoa dedicada aos seus pacientes e tiver uma mão firme, mas generosa, gostaríamos de conhecê-lo.

Qual a importância da flebotomia para a doação de sangue?

A flebotomia é uma parte também essencial no processo de doação de sangue, que tem como objetivo coletar cerca de 450 mL de sangue, que passa por uma série de processos até poder ser utilizado por uma pessoa que precisa, auxiliando no seu tratamento. O profissional que coleta o sangue para qualquer finalidade médica é o Flebotomista.

Como é feita a coleta de sangue na flebotomia?

A coleta de sangue na flebotomia pode ser realizada em laboratórios ou hospitais. O tempo de jejum varia conforme o tipo de exame solicitado e finalidade do procedimento. Vale destacar que a coleta pode ser feita com a seringa, que retira a quantidade de sangue necessária para cada diagnóstico.

Quais são as finalidades da flebotomia?

Uma das finalidades mais frequentes da flebotomia consiste na inserção de um cateter venoso em veia periférica, seja para administrar um medicamento em pessoas com difícil acesso venoso ou para a colocação de cateter até o coração, de modo que seja possível monitorar a pressão venosa em pacientes em estado grave. Quer saber mais sobre a flebotomia?

Quais são as funções do sangue doado?

Entre as diversas funções do sangue, podemos destacar o transporte de nutrientes, gases e hormônios; recolhimento dos resíduos metabólicos; defesa e imunidade do organismo, entre outros. O sangue doado não é utilizado apenas em pacientes que sofreram acidentes em que houve perda sanguínea.

Quais são os Impedimentos definitivos para a doação de sangue?

Um dos impedimentos definitivos para a doação de sangue é a insuficiência renal dependente de hemodiálise. Diferentemente dos impedimentos temporários, no caso de impedimentos definitivos, o indivíduo estará permanentemente proibido de realizar doação de sangue. A seguir, listamos alguns impedimentos definitivos:

Postagens relacionadas: