Iva combustiveis

iva combustiveis

Qual o valor do IVA para veículos comerciais e ligeiros?

Veículos comerciais e/ou ligeiros? A meu ver, o IVA é claramente dedutível em 50 % para o caso de veículos ligeiros e de mercadorias, desde que os mesmos façam parte dos ativos da empresa, obviamente. Simpleman gosta disto. Regra geral, é sempre dedutível em 50%, mesmo sendo utilizado numa viatura de turismo.

Posso deduzir o IVA da gasolina?

Há quem diga que, se por exemplo for uma empresa de estafetas de mota, que se pode deduzir. Quanto às motas, se for uma empresa tipo a telepizza, para mim faz sentido que se possa deduzir a totalidade do IVA da gasolina. Caso contrário, também considero que não se deve deduzir nada.

Como deduzir o IVA de uma viatura?

Ao contrário do que acontece com o gasóleo, sempre que o combustível utilizado por uma viatura seja a gasolina, não é possível deduzir o IVA suportado nessa despesa. Mesmo que em causa estejam viaturas utilizadas unicamente para fins profissionais. A gasolina faz parte da lista de exclusões à dedução do imposto contido nas despesas de combustíveis.

Como é calculado o IVA?

O IVA é calculado aplicando a respectiva taxa de imposto à margem apurada nos termos do número anterior. Os revendedores estão obrigados, face ao estabelecido na alínea b) do n.º 1 do art.º 29.º do CIVA, a emitir factura ou documento equivalente por cada transmissão de bens.

Qual o valor do IVA do carro?

O valor do IVA é sempre 23%. O valor das taxas aduaneiras pode variar entre 0% e 10% conforme o tipo de veículo e o país de origem. É importante salientar que as taxas aduaneiras e o IVA são calculados sobre a soma de todos os custos, não só o custo do carro.

Como saber se o veículo usado está sujeito a IVA?

IVA em Venda de Veículos usados. Situações em que não se Liquida IVA. IVA em Venda de Veículos usados – Para saber exactamente se a operação de venda de um veiculo usado afecto ao imobilizado da empresa está sujeita a IVA ou não, teremos de recuar ao momento da compra e saber qual foi o tratamento dado em termos de Código do IVA.

Qual a dedução do IVA para carros elétricos?

As empresas poderão também deduzir em sede de IRC a totalidade do IVA da eletricidade gasta para carregar estes veículos. No entanto, é importante relembrar que estes benefícios só poderão ser aplicados se as empresas forem passivas de IVA na atividade profissional.

Quanto é o IVA de um carro com menos de 6 meses de matrícula?

Esta taxa não se aplica a carros a gasolina. Carros com menos de 6 meses de matrícula ou menos de 6.000 km são considerados novos e pagam sempre 23% de IVA em Portugal, independentemente de o terem pago no país de origem. Se na simulação não colocou o preço do carro, apenas será acrescentado IVA ao valor do ISV.

É possível tirar o IVA de uma viatura?

DEDUÇÃO DO IVA – VIATURAS LIGEIRAS DE MERCADORIAS. As empresas/empresários, quando pretendem adquirir uma viatura nova, deve ter em atenção que tipo de viaturas comprar. Pois muitas viaturas, embora sejam consideradas Viaturas Ligeiras de Mercadorias, podem não ser dedutíveis para efeitos de IVA.

Como deduzir o IVA da viatura eléctrica de passageiros?

Uma empresa, ou empresário, pode deduzir o IVA da aquisição de uma viatura eléctrica de passageiros, se o montante de aquisição for inferior a 62500 euros. Por se tratar de viatura ligeira de passageiros, as despesas de reparação, manutenção e conservação não conferem direito à dedução de IVA.

Qual a dedução do IVA para abastecer uma viatura comercial?

Pode sê-lo na totalidade ou apenas parcialmente, conforme as situações previstas no Código do IVA (IVA). Por exemplo, o gasóleo ou GPL utilizado para abastecer uma viatura comercial usada por um restaurante para o desenvolvimento da atividade é passível de dedução de 50% do IVA suportado.

Quanto custa deduzir o IVA?

Poderá deduzir o IVA das seguintes despesas: - Comunicações (telefone, internet) para uso na sua atividade profissional: 300 euros x 23% = 69 euros. - Material de escritório para uso na sua atividade profissional: 200 euros x 23% = 46 euros. - Gasóleo relativo à viatura afeta à sua atividade 600 euros x 23% = 138 euros.

Postagens relacionadas: