Infarmed

infarmed

Quais são as atribuições do Infarmed?

O Infarmed tem por missão regular e supervisionar os sectores dos medicamentos de uso humano e produtos de saúde, segundo os mais elevados padrões de proteção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos e produtos de saúde de qualidade, eficazes e seguros. São atribuições do Infarmed:

Quais atividades podem ser autorizadas pelo Infarmed?

O exercício das atividades de cultivo, fabrico, distribuição por grosso, importação, a exportação, o trânsito de plantas, substâncias e preparações compreendidas nas tabelas I a IV anexas ao Decreto-Lei n.º 15/93, de 22 de janeiro na sua redação atual encontra-se sujeito à obtenção de uma autorização por cada atividade, junto do Infarmed.

É permitida a dispensa de medicamentos em farmácias hospitalares e outros estabelecimentos de saúde?

Em circunstâncias excepcionais, poderá ainda ser permitida a dispensa de medicamentos em farmácias hospitalares e outros estabelecimentos e serviços de saúde, públicos e privados. A receita médica é obrigatória para todos os medicamentos? Não.

O que é um farmacêutico hospitalar?

Em resumo, quem trabalha como farmacêutico hospitalar faz parte de uma logística farmacêutica dos medicamentos. O profissional controla, armazena, dispensa e distribui remédios na organização em que atua — hospitais, clínicas, centros de saúde, etc.

Quais são as atividades do farmacêutico?

1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos: I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopeias, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada; II - assessoramento e responsabilidade técnica em: (...) Quais as atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos?

Quais são as atribuições dos Conselhos Regionais de Farmácia?

São atribuições dos Conselhos Regionais de Farmácia - Defender o âmbito profissional e esclarecer dúvidas relativas à competência do profissional farmacêutico; - Garantir, em suas respectivas áreas de jurisdição, que a atividade farmacêutica seja exercida por profissionais legalmente habilitados;

Como funciona a dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias?

Somente farmácias e drogarias abertas ao público, com farmacêutico responsável presente durante todo o horário de funcionamento, podem realizar a dispensação de medicamentos solicitados por meio remoto, como telefone, fac-símile (fax) e internet

Quais são os requisitos para dispensação de medicamentos na forma fracionada?

Os estabelecimentos que realizem a dispensação de medicamentos na forma fracionada, a partir de suas embalagens originais, além dos requisitos estabelecidos nesta Resolução, devem atender às Boas Práticas para Fracionamento de Medicamentos, conforme legislação específica. Art. 97.

Quais são os elementos que o farmacêutico deve registrar durante a dispensa de produtos?

Durante a dispensa destes produtos, e independentemente do tipo de prescrição (manual, materializada ou sem papel) o farmacêutico tem de registar informaticamente os seguintes elementos: f) Identificação do doente ou seu representante

Quais são as normas relativas à dispensa de medicamentos e suplementos alimentares?

Normas relativas à dispensa de medicamentos 26 g) Ferro - até aos 12 meses de idade; Alimentos e suplementos alimentares: a) Fórmula láctea pós-alta hospitalar, especialmente indicada para satisfazer as necessidades nutricionais de lactentes prematuros, também designado leite PDF

Postagens relacionadas: