Mesas de voto antecipado

mesas de voto antecipado

Como fazer o voto antecipado?

O voto antecipado pode ser requerido à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI ) entre 20 e 23 de janeiro através de registo na plataforma.

Quem pode fazer parte da mesa de voto?

Contudo, entende a CNE, que é recomendável que as mesas sejam compostas por cidadãos não concorrentes ao ato eleitoral, de forma a evitar qualquer constrangimento dos eleitores no ato de votação. Estou recenseado numa freguesia, posso fazer parte da mesa de voto de outra freguesia?

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Como votar antecipadamente na eleição?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

Como votar antecipadamente?

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como será o voto antecipado nas próximas eleições legislativas?

Nas próximas eleições legislativas será possível o voto antecipado, permitindo aos eleitores recenseados em território nacional votar em qualquer ponto do País, nas mesas de voto constituídas para o efeito, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Faça o registo aqui.

Como votar antecipadamente no dia da eleição?

ELEITORES PRESOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica até 10 de janeiro. Saiba mais informação no Folheto informativo.

Como votar antecipadamente na plataforma eletrónica?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições. ...

Estou recenseado numa freguesia, posso fazer parte da mesa de voto de outra freguesia? Em regra, não – os membros das mesas devem estar recenseados na freguesia onde vão exercer as funções. No entanto, na falta de cidadãos para exercer as funções, o presidente da Câmara pode designar eleitores recenseados no respetivo concelho.

Quanto ganha um membro da mesa de voto?

Sim, aos membros das mesas é atribuída uma gratificação de EUR 51,93 (valor aplicável a partir de 1 de janeiro de 2020). Como posso comprovar perante a entidade patronal que exerci as funções de membro de mesa? Através de declaração a emitir pelo presidente da mesa de voto onde exerceu as funções.

Quando é possível fazer voto antecipado?

Internados em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares - entre o 10.º e o 7.º dia anterior ao dia das eleições, poderá efetuar o seu requerimento para voto antecipado.

Quem tem impedimento de voto no dia da eleição?

Os eleitores que, no dia da eleição, se encontrem na situação da alínea f. acima referida, e mediante disponibilização do correspondente documento comprovativo do impedimento, devem apresentar-se na Câmara Municipal do Município em cuja área estejam recenseados para exercer o direito de voto, entre os dias 16 e 21 de setembro de 2021.

Qual a importância do voto antecipado para cidadãos sujeitos a confinamento obrigatório?

O Governo defendeu hoje que a possibilidade de voto antecipado para cidadãos sujeitos a confinamento obrigatório, por causa da covid-19, deve estender-se para além das eleições presidenciais e vigorar enquanto a pandemia atingir o país.

Como votar nas próximas legislativas?

Tal como nas eleições europeias, também nas próximas legislativas vai ser possível votar no domingo anterior, em qualquer ilha ou capital de distrito. É necessário fazer uma inscrição prévia e escolher o local onde se quer votar.

Postagens relacionadas: