Medusa caravaggio

medusa caravaggio

Qual é a origem da pintura Medusa?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Medusa, Medusah ou Medusa de Caravaggio é uma pintura a óleo sobre tela montada sobre madeira (não é talha dourada), de Michel Angelo Merisi da Caravaggio, também conhecido apenas como Caravaggio. Duas versões foram pintadas, a primeira em 1596 e outra presumidamente em 1597.

Qual é o poder da Medusa?

Medusa era — segundo a mitologia grega — uma das três górgonas, irmãs monstruosas filhas de dois deuses marinhos — Fórcis e Ceto. Além de horrível, ela ainda possuía o poder de petrificar as pessoas com seu olhar.

Como era a vida de Caravaggio?

Pressentindo a vingança em seu encalço, Caravaggio mudava constantemente de cidade.E esteve em Siracusa, Messina, Palermo e, depois de concluir alguns retábulos, retornou a Nápoles, em 1609. A fama lhe propiciava vultuosas somas em cada obra vendida. No entanto, era ainda um fugitivo.

Qual a importância do retrato de Medusa na mitologia grega?

O retrato de Medusa era muito usado nas armaduras e nos escudos dos guerreiros dos séculos 16 e 17, pois na mitologia grega é tida como a deusa da estratégia e da guerra justa e, também, da sabedoria, de modo que esta obra nasceu como um escudo de desfile.

Qual a origem da Medusa?

Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio, Medusa foi originalmente uma bela donzela, que trabalhava como sacerdotisa no templo de Atenas, desejada por muitos pretendentes mortais e imortais. Sua beleza era tão grande que passou a acreditar que era mais bela que a deusa Atena e a se vangloriar por isso.

Qual é a diferença entre a Medusa e a Perseu?

Medusa e Perseu. O mito da Medusa se entrecruza com outro bem conhecido, o de Perseu. Segundo o mito, ela foi decapitada pelo herói, o qual lutou com a Górgona olhando apenas o seu reflexo no escudo polido. Ao decapitá-la, algo inusitado ocorreu: duas criaturas nasceram, pois Medusa estava grávida de Poseidon.

Qual é o significado da cabeça de Medusa?

Na cultura grega, a cabeça de Medusa assumiu um significado de proteção e tornou-se um amuleto para afastar maus espíritos e presságios. Existiam templos na Grécia que tinham a cabeça dela como artigo para a garantia dessa proteção. Esse amuleto era conhecido como gorgonião. Confira no nosso podcast: 5 coisas que você precisa saber os deuses gregos

Por que o rosto da Medusa é adotado como símbolo da luta feminista?

O rosto da Medusa foi adotado como um símbolo da luta feminista. Do grego, Medusa significa guardiã, protetora e também “sabedoria feminina”, se considerarmos o culto das amazonas à deusa serpente na Líbia. As esculturas e pinturas da Medusa decoravam os telhados de templos gregos e acreditava-se que afugentava os maus espíritos.

Qual foi a origem da obra de Caravaggio?

A oportunidade veio em 1599, quando recebeu uma encomenda de duas grandes pinturas para a Capela Contarelli, da Igreja de São Luís dos Franceses. Para Caravaggio era apenas o começo. Outras grandes encomendas surgiram em rápida sucessão. Após alguns anos, a fama do pintor já se difundia por toda Europa.

Qual é a obra de Caravaggio inspirada na mitologia grega?

Outra obra de Caravaggio inspirada na mitologia grega foi a tela Narciso, que apesar de questionada a sua autoria, foi finalmente conferida a Caravaggio:

Quais eram os melhores amigos e companheiros de aventuras de Caravaggio?

E alguns de seus melhores amigos e companheiros de aventuras eram homens refinados e cultos. Giovanni Battista Marino, talvez o poeta mais erudito e intelectualizado da época, teve seu retrato executado por Caravaggio e imortalizou em poema a arte do amigo.

Postagens relacionadas: