Futsal

futsal

Qual a origem do futsal?

O futsal é um esporte coletivo, disputado em quadra, no qual cada time tem 5 jogadores. O Futsal começou a ser jogado aproximadamente em 1940, por jovens da Associação Cristã de Moços, em São Paulo.

Qual o objetivo do futsal?

Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal.

Qual a diferença entre futsal e futebol?

Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo. No Brasil, o futsal tem tido grande representatividade nas últimas décadas. Ao lado do futebol, é o esporte mais praticado no país por homens e mulheres. O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai.

Quais são as regras do futsal?

Regras do Futsal. No futsal nunca se deve colocar a mão na bola. O único jogador que pode é o goleiro que usa uma luva para defender a marcação de gol pela equipe adversária. Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão).

Por que o futsal nasceu no Brasil?

Algumas pessoas defendem que o futsal nasceu no Brasil por volta de 1940, com a Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo. Devido à dificuldade de encontrar campos disponíveis, começaram a jogar as partidas de futebol nas quadras de basquete e vôlei.

Quais são os jogadores do futsal?

Jogadores. O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas. Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

Quem inventou o futsal?

O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços). No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”). Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935.

Quais são os fundamentos do futsal?

Fundamentos do Futsal. Os objetivos desse esporte, tal qual no futebol, é fazer gols. Assim, a equipe vencedora é aquela que conseguir fazer o maior número de gols durante a partida. O tempo total de jogo é de 40 minutos. Ou seja, são dois tempos de 20 minutos com um intervalo de 10 minutos entre eles.

O objeto usado para a prática desse esporte é uma bola e o objetivo principal do futsal é a marcação de pontos através de gols. A instituição responsável pelos eventos e pelas regras do futsal é a FIFUSA, Federação Internacional do Futebol de Salão. Qual o conceito do futsal principais regras e fundamentos?

Quem criou o futsal?

Qual a diferença entre futsal e futsal?

Outra diferença está no número de jogadores. Há onze jogadores jogam para o jogo de Futebol, enquanto o Futsal é jogado com cinco jogadores. Em um jogo de futebol, são permitidas três substituições.

Qual a diferença entre Futebol de campo e futsal?

Enquanto o futebol de campo é jogado sobre grama natural ou sintética, no futsal a bola rola sobre uma superfície plana e lisa, feita de madeira ou de material artificial. No futsal, a área interna da trave é de 3 m por 2 m. No futebol, são 7,32 m de largura por 2,44 m de altura.

Qual a duração de uma partida de Futsal?

A bola utilizada no futsal deve possuir diâmetro entre 62 e 64 centímetros, e o seu peso não pode ser inferior a 400 gramas ou superior a 440 gramas. Uma partida de futsal possui duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos.

Qual a diferença entre chuteira e futsal?

No futsal, ela tem circunferência entre 62 cm e 64 cm e pesa entre 400 g e 440 g e, no futebol, ela tem entre 68 cm e 70 cm de circunferência e tem peso entre 410 g e 450 g. As chuteiras também variam de acordo com a superfície em que acontece o jogo.

Postagens relacionadas: