Planetario lisboa

planetario lisboa

Quais são as características do Planetário?

O atual projetor, com 32 projetores de estrelas, consegue apresentar mais de 9000 estrelas, bem como a Via Láctea. O Planetário além do Auditório do Planetário possui ainda uma Galeria com diversas exposições temáticas, um Observatório em recuperação e uma uma Biblioteca específica com mais de 1000 títulos.

Como funciona o Planetário de Marinha?

Apesar da astronomia continuar a ser o tema principal, agora o Planetário de Marinha, com o sistema de projeção fulldome, está capacitado para proporcionar ao visitante espetáculos e apresentações, exibindo conteúdos de outras áreas como, as ciências da vida, o desporto, a história ou mesmo espetáculos abstratos de música.

Quais são os programas disponíveis para visitar o Planetário?

Existem 5 programas disponíveis para visitas ao Planetário Calouste Gulbenkian, 4 para o público em geral e 1 dedicada a crianças. Na época do Natal são apresentados mais dois programas, um dos quais infantil. Saiba como comprar bilhetes para visitar o Planetário Calouste Gulbenkian.

Qual a importância do planetário para o Brasil?

Um planetário também age como uma máquina do tempo, permitindo acelerar ou atrasar os ponteiros do relógio, fazendo com que minutos, horas ou anos passem muito rápido. Também pode fazer você se sentir numa grande nave, que o leva a ver o céu de diferentes lugares da Terra – ou do espaço sideral. Por que Astronomia?

Qual é a diferença entre um planetário e um teatro?

Os planetários têm uma grande sala com teto em forma de cúpula e muitos assentos. Um planetário é um teatro onde você pode ver imagens de planetas, estrelas e outros corpos celestes no teto em forma de cúpula.

Quais são os planetas?

O Sol e todo o nosso sistema solar faz parte de uma galáxia, que se chama Via-Láctea. Ordem dos planetas (do mais próximo ao mais distante do Sol): Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Quais são os temas abordados na visita virtual ao Planetário?

Durante a visita virtual ao planetário, o conteúdo abordado abrangerá desde os movimentos da Terra e as estações do ano, até as constelações e vários outros temas astronômicos e científicos. Na sessão, os planetaristas vão responder perguntas dos participantes.

Como se caracterizam os planetários?

Um planetário também age como uma máquina do tempo, permitindo acelerar ou atrasar os ponteiros do relógio, fazendo com que minutos, horas ou anos passem muito rápido. Também pode fazer você se sentir numa grande nave, que o leva a ver o céu de diferentes lugares da Terra – ou do espaço sideral.

Por que os planetários estão fechados?

Os planetários promovem um verdadeiro espetáculo do universo, sem que seja preciso ser um astronauta ou ter equipamentos mirabolantes. Por conta da pandemia, todos estão fechados há meses.

Qual a capacidade do Planetário?

Em função das medidas de biossegurança, a capacidade atual do planetário está reduzida a 31 lugares. A compra dos ingressos acontecerá no dia da sessão, a partir das 12h. Atualmente, a exibição é de duas sessões por dia, de terça à domingo (às 13h e 16h).

Postagens relacionadas: