Transporte coletivo de crianças

transporte coletivo de crianças

Como funciona o transporte colectivo de crianças?

A cada criança tem de corresponder um lugar sentado, não podendo a lotação ser excedida e nos automóveis com mais de nove lugares, as crianças menores de12 anos não podem sentar-se nos lugares contíguos ao do motorista e nos lugares da primeira fila.

Quais são os requisitos para ser um motorista de transporte coletivo de crianças?

Os veículos afetos a este tipo de transporte são obrigados a licenciamento da atividade. Os condutores destes veículos têm que ter frequentado um curso de formação para motoristas de transporte coletivo de crianças e ser certificados pelo IMT.

Quais são as regras de segurança para o transporte coletivo de crianças?

No transporte escolar ou no transporte coletivo de crianças, todas as crianças deverão usar uma cadeirinha adequada à sua idade, peso e altura. No entanto, nos transportes públicos, isto é impraticável, pelo que quando as crianças andam de autocarros urbanos, elétricos, metropolitano e comboios, convém serem respeitadas várias regras de segurança.

Quando é proibido o transporte de crianças?

As crianças com menos de 12 anos de idade, desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser transportadas nos bancos traseiros, seguras por um sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso, salvo nas seguintes situações:

Como funciona o transporte coletivo de crianças?

O transporte coletivo de crianças é regulamentado pela Lei 13/2006 de 17 de Abril e aplica-se a crianças até aos 16 anos. Os veículos afetos a este tipo de transporte são obrigados a licenciamento da atividade.

Como funciona o transporte de crianças em automóvel?

No transporte de crianças em automóvel, a cada criança corresponde um lugar sentado, não podendo a lotação do veículo ser excedida.

Quais são os requisitos para ser um motorista de transporte coletivo de crianças?

Os veículos afetos a este tipo de transporte são obrigados a licenciamento da atividade. Os condutores destes veículos têm que ter frequentado um curso de formação para motoristas de transporte coletivo de crianças e ser certificados pelo IMT.

Quais são as regras para o transporte de crianças?

Diz a lei que os autocarros usados para o transporte de crianças são obrigados a ter cintos de segurança em todos os lugares assim como sistemas de retenção «cadeirinhas e assentos».

Quais são os requisitos para o transporte coletivo de crianças?

Nos veículos pesados de passageiros as crianças com idade inferior a seis anos devem ser seguras por um sistema de retenção especial, devidamente homologado e adaptado ao seu peso e tamanho, mantendo-se esse dever nos transportes em veículos ligeiros para crianças com menos de doze anos de idade, desde que tenham altura inferior a 135 cm.

Quais são as regras para o transporte de crianças?

PL 3267,19, proposto pelo Governo Federal, pretende alterar regras para o transporte de crianças. Desde 2008, no Brasil, é obrigatório o transporte de crianças em veículos de passeio em sistemas de retenção – as populares cadeirinhas – de acordo com a idade do pequeno passageiro.

Como transportar crianças com cinto de segurança?

– Todas as crianças devem ser transportadas sentadas e com cinto de segurança afivelado. – Certifique-se de que as janelas não abrem mais do que 10cm. – Verifique se o condutor é habilitado para esse tipo de transporte e tem mais de 21 anos.

Como usar o sistema de transporte de crianças?

Este sistema de transporte de crianças pode ser usado desde que o cinto de segurança não incomode no pescoço e se o automóvel tiver encosto de cabeça. A cadeira pode, no entanto, continuar a ser usada se for suficientemente alta, pois oferece mais proteção lateral.

Postagens relacionadas: