Maracuja

maracuja

Qual é a origem do maracujá?

Maracujá (do tupi mara kuya, fruto que se serve ou alimento na cuia ) é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. A planta, também conhecida como maracujazeiro, é espontânea nas zonas tropicais e subtropicais da América .

Qual é a melhor época para plantar maracujá?

A melhor época para plantar maracujá é no período entre julho e agosto, se for plantar por sementes, você pode colocar de 3 a 4 em cada vaso e pode levar de 20 a 30 dias até que o primeiro broto possa ser visto na superfície do vaso e quando isso acontecer, você deve deixar uma muda em cada vaso ou recipiente.

Quais são os melhores tipos de solo para maracujá?

De um modo geral, se desenvolvem bem em diferentes tipos de solo, sendo os mais indicados os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. Os solos arenosos, quando bem adubados com matéria orgânica são plenamente satisfatórios para a produção de maracujá.

Qual o espaçamento necessário para as plantações de maracujá?

O espaçamento necessário para as plantações é de 2x3m. O maracujá é o fruto de uma planta trepadeira, muito conhecida em todo o Brasil, tanto pela fruta como pela flor, também chamada de flor-da-paixão. Há muitas espécies de maracujá, que variam em tamanho e cor.

Quais são os tipos de maracujá?

Frutas. Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora. Pertencente à família Passifloraceae, o maracujazeiro é originário da América Tropical e possui mais de 150 espécies. As espécies mais cultivadas são maracujá-amarelo, maracujá-roxo e o maracujá-doce.

Qual foi a primeira espécie de maracujá no Brasil?

A primeira referência ao maracujá, no Brasil, foi em 1587 no Tratado Descritivo do Brasil como “erva que dá fruto”. Porém, foi NIC. MONARDIS quem, em 1569, descreveu a primeira espécie do gênero Passiflora, a saber P. incarnata L., mas sob o nome de Granadilla.

Quais países produzem maracujá?

Outros países também produzem maracujá comercialmente como Equador, Peru, África do Sul, Costa Rica, México, Venezuela, Bolívia, Austrália, entre outros. Atualmente, o Equador é o maior exportador de suco concentrado (50° Brix) do maracujazeiro azedo.

Quais são as características das plantas dos maracujás?

Uma das principais características das plantas dos maracujás é a especial forma de suas flores, que são belíssimas, tão lindas e maravilhosas como não se encontram em nenhuma outra espécie vegetal.

Quais são os melhores solos para cultivar maracujá?

O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá. O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados.

Qual é o melhor maracujá?

Maracujá roxo ou granadilha É a Passiflora mais comum na Europa e seu nome científico é Passiflora edulis sims. Tem uma textura gelatinosa, refrescante, suculenta, e um sabor agridoce. É considerado por muitos o melhor maracujá e é nativo da América do Sul, do sul do Brasil ao norte da Argentina.

Quais são os diferentes tipos de maracujazeiro?

O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. A espécie mais cultivada é o maracujá amarelo. O maracujá roxo é mais indicado para locais de alta altitude e climas mais frios.

Qual o espaçamento necessário para as plantações de maracujá?

O espaçamento necessário para as plantações é de 2x3m. O maracujá é o fruto de uma planta trepadeira, muito conhecida em todo o Brasil, tanto pela fruta como pela flor, também chamada de flor-da-paixão. Há muitas espécies de maracujá, que variam em tamanho e cor.

Postagens relacionadas: