Abrir atividade nas finanças recibos verdes

abrir atividade nas finanças recibos verdes

Como funcionam os recibos verdes?

Recibos verdes isentos de IVA Se o volume de negócios estimado for inferior a € 12.500 ao ano não tem de cobrar IVA aos clientes (isenção do art. 53.º do CIVA). Isto significa que ao passar o recibo verde, apenas tem de inserir o valor do preço do serviço prestado.

Como fazer a luz verde das Finanças?

A primeira tarefa para oficializar essa decisão é abrir atividade nas finanças. Este passo é obrigatório por lei, mas é bastante simples de concretizar. Neste artigo, explicamos ao detalhe como abrir atividade nas finanças para começares a passar recibos verdes, bem como alguns procedimentos relacionados com a segurança social.

Como encerrar atividade no Portal das Finanças?

Caso pretenda encerrar atividade, também pode optar pelo Portal das Finanças. Tal como acontece para iniciar atividade, deve começar por fazer o seu Login. Depois basta escolher Todos os Serviços > Cessação de Atividade > Entregar Declaração.

Como preencher recibos verdes eletrónicos?

Pelos serviços que vai prestar terá que emitir uma fatura, um recibo, ou uma fatura recibo, sempre no portal das finanças. Saiba Como preencher recibos verdes eletrónicos. E terá ainda que iniciar o seu diálogo permanente com a Segurança Social, que consistirá sobretudo na declaração periódica dos seus rendimentos.

Como funciona o recibo verde?

Na prática, trabalha a recibos verdes quem é prestador de serviços, ao invés de ter um contrato de trabalho com um empregador. A designação recibos verdes vem do tempo das cadernetas de recibos verdes, que entretanto evoluíram para recibos eletrónicos emitidos através do Portal das Finanças.

Quem pode emitir recibos verdes?

Qualquer trabalhador autônomo e independente pode emitir recibos verdes, desde que não tenham vínculo empregatício com a empresa específica que você vai prestar o serviço como independente.

Quais são as desvantagens dos recibos verdes?

Outra desvantagem dos recibos verdes é que tem de controlar os seus próprios descontos. Parece uma desvantagem inofensiva, mas a verdade é que o obriga a estar sempre por dentro das regras e das novas leis que vão sendo publicadas.

Qual a origem dos recibos verdes?

O nome teve origem nas cadernetas desta cor, que eram usadas para passar os ditos recibos. Atualmente, é tudo feito por via eletrónica. O trabalhador a recibos verdes goza de autonomia para cumprir a sua função, mantendo um contrato com a empresa a que presta o serviço.

Como fechar atividade no Portal das Finanças?

Imprima o comprovativo de cessação de atividade (deverá anexar a carta enviada pelas finanças ). Como encerrar atividade no Portal das Finanças?

Quando devo encerrar a atividade?

Após emitir o ultimo recibo, ou seja, após 15/11 já poderá entregar a declaração de cessação de atividade. Tem um prazo de 30 dias para o fazer. Pode entregar a declaração pelo Portal das Finanças, devendo seguir as intruções detalhadas no nosso artigo. Muito obrigada! Foi muito útil a sua resposta

Como obter um comprovante de atividade?

Basta manter-se no seu perfil no Portal das Finanças, onde deverá clicar em Serviços > Cessação de Atividade > Obter Comprovativo. O documento só será validado quando for anexado à carta que irá receber das Finanças com essa confirmação.

Como declarar a cessação de atividade?

Se na altura em que iniciou atividade escolheu o regime simplificado e não a contabilidade organizada , pode ser o próprio sujeito passivo a declarar a cessação de atividade via online. No caso de ter efetuado atividade independente regida pela contabilidade organizada, apenas o Técnico Oficial de Contas (TOC) o poderá fazer no Portal das Finanças.

Postagens relacionadas: