Pneumonia bacteriana

pneumonia bacteriana

Quais são as causas da pneumonia bacteriana?

A pneumonia bacteriana é doença que atinge principalmente os pulmões e vias respiratórias Conforme esta cartilha do Ministério da Saúde, a pneumonia tem como sintomas principais: Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue) Fraqueza. Quando acomete bebês pequenos, a doença pode apresentar sinais diferentes, por exemplo:

Quais são os cuidados necessários para a pneumonia bacteriana?

Já nos casos mais graves, quando a pneumonia se encontra numa fase mais avançada ou no caso de bebês e idosos, pode ser necessário ficar internado no hospital para fazer antibióticos diretamente na veia e receber oxigênio. Veja os remédios usados, sinais de melhora e piora, e cuidados necessários da pneumonia bacteriana.

Quais são os tipos de pneumonia?

Quando o agente causador é uma bactéria, chamamos de pneumonia bacteriana. Em outros casos, a pneumonia pode ser causada por vírus, pneumonia viral. No caso viral, geralmente a pneumonia é autolimitada, passando sozinha após alguns dias sem exigir uso de antibióticos. Existe ainda a pneumonia fúngica, causada por fungos e a pneumonia alérgica.

Quais são os agentes etiológicos que causam a pneumonia bacteriana?

Geralmente, a pneumonia bacteriana é causada pela bactéria em Streptococcus pneumoniae, no entanto, outros agentes etiológicos como Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Legionella pneumophila também podem causar a doença.

Quais são as principais bactérias responsáveis pela pneumonia bacteriana?

A principal bactéria responsável por esse tipo de pneumonia é Streptococcus pneumoniae, no entanto outras bactérias podem também levar ao desenvolvimento dessa infecção. A pneumonia bacteriana normalmente não é contagiosa e pode ser tratada em casa com a ingestão de antibióticos receitados pelo médico.

Quais são as causas da pneumonia?

A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Qual é a diferença entre pneumonia bacteriana e pulmão?

O pulmão é o órgão responsável pela troca gasosa em nosso organismo, é formado por três lobos no lado direito e dois do lado esquerdo. A pneumonia bacteriana é uma doença que pode afetar ambos os lobos dos pulmões, um lobo, ou mesmo apenas uma parte do pulmão. Os lobos dos pulmões são formados por pequenos sacos de ar chamados os alvéolos.

Como descobrir a bactéria da pneumonia?

Podemos pesquisar a bactéria no sangue (através da hemocultura) ou no próprio escarro do paciente. Em casos selecionados pode ser necessária a coleta de secreções diretamente do pulmão, através da broncoscopia. As pneumonias são divididas em comunitárias, quando adquiridas no dia-a-dia, e hospitalares, quando surgem em pacientes hospitalizados.

Qual médico trata os tipos de pneumonia?

Qual médico trata os tipos de pneumonia? O médico que diagnostica e trata todos os tipos de pneumonia é o pneumologista. Esse especialista tem conhecimento profundo sobre as vias aéreas inferiores, o que engloba pulmões, traqueia e pleura (a membrana que recobre os pulmões).

Quais são os sintomas da pneumonia?

De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente. Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

Quais são os diferentes tipos de vírus que causam pneumonia?

Muitos vírus podem afectar os pulmões, provocando pneumonia. Os mais frequentes em lactentes e crianças são o vírus sincicial respiratório, o adenovírus, o vírus parainfluenza e o vírus da gripe. O vírus do sarampo também pode causar pneumonia, especialmente em crianças desnutridas;

O que é a pneumonia e como ela afeta os pulmões?

Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.

Postagens relacionadas: