Guitarra portuguesa

guitarra portuguesa

Qual é a origem da guitarra portuguesa?

Carlos Paredes, filho de Artur Paredes e neto de Gonçalo Paredes, criou novas melodias e tornou a Guitarra Portuguesa num instrumento de concerto, tocando a solo ou em grupo com músicos de alto gabarito, como músicos de jazz como Charlie Haden, entre outros.

Qual a diferença entre guitarra portuguesa e guitarra inglesa?

A guitarra Inglesa mudou a afinação para um acorde perfeito (Do-Mi-Sol) enquanto a guitarra Portuguesa manteve-se fiel à afinação da antiga cítara.

Qual a diferença entre a guitarra portuguesa do Porto e a de Lisboa?

A guitarra portuguesa do Porto é em tudo semelhante à de Lisboa, mas tem a caixa mais pequena. Usa a mesma afinação e distingue-se por ter a voluta - a cabeça da guitarra no topo do braço - esculpida em forma de flor ou de dragão.

Qual é a afinação da guitarra portuguesa?

A guitarra portuguesa é um cordofone, cuja caixa harmónica é periforme, constituído por seis pares de cordas com diversas afinações, mas a que realmente se enraizou foi a afinação de Fado, Si Lá Mi Si Lá Ré, a começar pelas cordas mais agudas.

Qual é a origem da guitarra?

Esta obra confirma a origem da guitarra a partir da Inglaterra, onde eram construídas por um artesão de nome Simpson, passando então a ser copiadas e fabricadas em Portugal pelo artesão portuense Luis Cardoso Soares Sevilhano.

Qual a importância da guitarra portuguesa?

Guitarra Portuguesa numa ilustração de 1796 (António da Silva Leite, Estudo de guitarra, em que expõe o meio mais fácil para aprender a tocar este instrumento, dividido em duas partes, 1796, Porto). Assim como outros cistres europeus, ela representa tanto ao nível da afinação como ao nível da

Qual a diferença entre guitarra inglesa e portuguesa?

Nao é pois um antepassado, mas sim parente próximo. O único elemento que a guitarra portuguesa provavelmente assimilou por empréstimo da guitarra inglesa, foi a mecânica de afinação, posteriormente alterada e aprimorada esteticamente em Portugal.

Qual é a evolução da guitarra?

A conclusão que se tira deste estudo é que a evolução da Guitarra se pode formular a partir de uma teoria baseada nas coincidências existentes entre estes dois instrumentos - o Cistro e a Guitarra Inglesa - dando-se a adopção de elementos de um e de outro e mantendo-se a sua prática ligada, desde o início, à musica de tradição oral.

Quais são os tipos de guitarra portuguesa?

A do Porto é a mais pequena. Uma das principais diferenças reside na cabeça da guitarra: a de Coimbra possui uma lágrima incrustada, enquanto que a de Lisboa apresenta um caracol. A do Porto goza de maior liberdade, podendo ter ora um dragão esculpido ora uma flor; os três estilos têm em comum as seis ordens duplas de cordas metálicas.

Qual é a forma da Guitarra Portuguesa de Coimbra?

A forma da Guitarra Portuguesa de Coimbra é maior do que a de Lisboa. Tem uma caixa mais aguçada e a escala mais comprida, ajustada ao tipo de balada. A sua afinação é diferente da de Lisboa, com um tom abaixo. É um cordofone com acordes, uma estrutura e colocação das cordas que caracteriza bastante a música de Coimbra.

Qual a diferença entre guitarra inglesa e portuguesa?

Nao é pois um antepassado, mas sim parente próximo. O único elemento que a guitarra portuguesa provavelmente assimilou por empréstimo da guitarra inglesa, foi a mecânica de afinação, posteriormente alterada e aprimorada esteticamente em Portugal.

Quais foram as primeiras guitarras construídas em Portugal?

No entanto, tendo em conta o estudo feito por vários investigadores, as primeiras Guitarras construídas em Portugal, na viragem do século XVIII para o XIX, são feitas por Luís Cardoso Soares Sevilhano que, no entender de Silva Leite, era um bom construtor, João José de Sousa (Lisboa) e Domingos José de Araújo de Braga.

Postagens relacionadas: