Lichia

lichia

Qual é a cor da lichia?

O alimento é dono de uma casca que apresenta uma coloração que vai do rosa ao vermelho, mas que não pode ser consumida. A parte da fruta que é realmente consumida é a sua polpa branca/transparente, que encobre uma semente de coloração escura no centro da lichia.

Onde é produzida a lichia?

A lichia é natural de regiões de clima quente do continente asiático. A produção de lichia no Brasil concentra-se principalmente na região Sudeste. A lichia é produzida em uma árvore de médio porte, de grande longevidade, que pode atingir cerca de 15 a 20 metros de altura.

Como escolher a melhor muda de lichia?

Providenciar uma muda de lichia bem sadia – comprar uma já pronta é mais fácil do que esperar germinar e é possível encontra-la em lojas agropecuárias ou floriculturas que comercializem mudas frutíferas; A drenagem: o vaso escolhido também deve contar com furinhos no seu fundo para favorecer a drenagem.

Qual é a temperatura ideal para a lichia?

A lichia é exigente no que se refere à temperatura: a planta cresce bem em localidades de clima tropical, entretanto, a sua produção não chega ao máximo nesse tipo de ambiente. Acredita-se que o ideal mesmo seja que ela passe por um clima seco e frio antes de entrar em seu período de florescimento;

Qual a origem da lichia?

Essa planta é originária da China e é muito popular nesse país e no Sudeste da Ásia. Os maiores produtores de lichia são Vietnã, Tailândia, Índia, Madagascar e África do Sul. No Brasil, a planta foi introduzida em 1810 e só começou a ser comercializada a partir de 1970.

Qual é o sabor da lichia?

A lichia é um fruto de sabor agradável que possui um ótimo aroma e é levemente acidificado. Pode ser comida fresca ou ainda ser utilizada como matéria-prima para a fabricação de sucos, geleias, sorvetes, compotas, iogurtes e bebidas fermentadas. A polpa pode ser ainda comercializada desidratada ou enlatada.

Quanto tempo dura a lichia?

A lichia é uma fruta altamente perecível. Após a colheita, em dois ou três dias inicia-se o processo de desidratação e escurecimento do pericarpo, diminuindo a qualidade do fruto e a perda gradual do sabor. 79.

Quais são os benefícios da lichia?

A lichia possui nutrientes essenciais e micronutrientes tais como diversos minerais e as vitaminas hidrossolúveis, especialmente a vitamina C. 2. A lichia possui quantidades apreciáveis de compostos de conhecida atividade antioxidante. 3.

Quais são os melhores métodos para produção de mudas de lichia?

Um dos melhores métodos para produção de mudas de lichia é a alporquia, por meio do qual o crescimento de raízes é estimulado em uma parte da própria planta. Em um ramo da lichieira a ser multiplicada, faça, inicialmente, um anelamento com a largura de um dedo e cerca de 2 centímetros de diâmetro.

Qual é a melhor época para plantar lichia?

Os meses de mais chuva, entre janeiro e março, são uma boa temporada pelos altos índices pluviométricos. O ideal é que o clima esteja seco e frio antes da floração, que seria entre junho e julho, e úmido e quente nos outros estágios.

Qual a época de colheita da lichia?

A lichia é uma fruta de origem chinesa que se adaptou muito bem às condições climáticas do Brasil. Ela é cheia de benefícios, seu sabor é doce, o que a torna ideal para consumir sozinha ou para usar na preparação de drinks como caipirinha, e sua época de colheita costuma ser entre novembro e janeiro.

Quais são os segredos da lichia?

Mudas de boa qualidade, irrigação até o pegamento e podas são algumas das dicas para produzir bem Para entender os segredos da lichia, uma planta que veio da Ásia e se adaptou bem ao clima brasileiro, buscamos dicas sobre ela com o produtor Roberto Losque e com o engenheiro agrônomo Lourival Fagundes.

cep

Postagens relacionadas: