Adr comunidade arrabida

adr comunidade arrabida

Qual a origem da brecha da Arrábida?

De referir a existência da conhecida brecha da Arrábida, uma rocha de origem sedimentar formada de fragmentos grandes e angulosos, em meio de uma massa de cimentação composta de material mais fino.

Quais são os endemismos da Arrábida?

Salientam-se dois endemismos arrabidenses, ou seja, duas espécies que apenas existem na Arrábida: a Corriola do Espichel (Convolvulus fernandesii) e o Trovisco do Espichel (Euphorbia pedroi), que se encontram nas falésias entre Sesimbra e o Cabo Espichel.

Quando foi criado o Parque Natural da Arrábida?

O principal objetivo da criação do Parque Natural da Arrábida (PNA), em 1976, foi a salvaguarda da sua flora, património natural de valor internacional, onde se registam 1450 espécies e subespécies de flora.

Qual a origem da brecha?

Brecha é uma rocha clástica formada de fragmentos grandes e angulosos, em meio de uma massa de cimentação composta de material mais fino. Pode ter origem ígnea, sedimentar ou metamórfica . A brecha da Arrábida é de origem sedimentar.

Quais são os tipos de paisagem da brecha da arrbida?

E. Tipo de PaisagemA Brecha da Arrbida encontra-se numa paisagem montanhosa litoral com vegetao densa e alta. Trata-se de um local onde se sente uma extrema harmonia entre o mar e a terra, entre os seres vivos e o substrato rochoso, entre estes e o clima, entre a natureza e o homem.

Quais são as principais características da Rocha?

A rocha em questão é uma “Brecha”, ou seja, um Conglomerado de detritos angulosos, uma rocha sedimentar de origem detrítica com elementos angulosos (não erodidos, não arredondados) de dimensão superiores a 10 mm até 50mm, todos eles aglutinados por um cimento que pode ser de várias origens: argiloso, calcário ou ferruginoso.

Quais são os concelhos do Parque Natural da Arrábida?

O Parque Natural da Arrábida abrange os concelhos de Sesimbra, Palmela e Setúbal, estendendo-se por uma área de 10800 hectares.* A controvérsia é causada pelo Plano de Ordenamento do território no qual está localizado o Parque, visto que abrange diversos interesses sociais e económicos.

Quais são as problemáticas associadas ao Parque Natural da Arrábida?

Uma das problemáticas associada ao Parque Natural da Arrábida é a co-incineração que é praticada no local (Souselas e Outão). A co-incineração consiste em aproveitar os fornos das cimenteiras, tirando partido das altas temperaturas para queima dos resíduos perigosos, ao mesmo tempo que se produz o cimento.

Quais são as melhores opções de passeios no Parque Natural da Arrábida?

Dentre tantas opções de passeios no Parque Natural da Arrábida, uma delas é visitar a gruta da Lapa de Santa Margarida, onde há uma capela em estado precário, erguida no século XVII. O acesso não é muito fácil, mas vale a pena para quem tem espírito aventureiro.

Qual a origem da brecha da Arrábida?

De referir a existência da conhecida brecha da Arrábida, uma rocha de origem sedimentar formada de fragmentos grandes e angulosos, em meio de uma massa de cimentação composta de material mais fino.

Postagens relacionadas: