Alheira de mirandela

alheira de mirandela

Qual é a área de produção da Alheira de Mirandela?

Área de produção: A área geográfica de produção da Alheira de Mirandela IGP está circunscrita ao concelho de Mirandela. História: A história e as caraterísticas da Alheira de Mirandela são referência da imprensa local pelo menos desde 1957, que a identificam como uma especialidade da terra fabricada em regime de indústria caseira.

Por que as alheiras de Mirandela são tão famosas?

Deste modo, as alheiras que chegavam a todo o país tornaram-se famosas e passaram a ser conhecidas como Alheira de Mirandela . O espírito empreendedor das gentes de Mirandela levou a que o fabrico e a comercialização da alheira se desenvolvesse em torno da sua cidade, mantendo reservado o seu saber fazer local.

Por que a Alheira de Mirandela é feita de porco?

A alheira parecia ser feita de porco quando, na verdade, era de galinha, o que era suficiente para enganar a inquisição. A versão moderna do prato, a alheira de Mirandela, no entanto, é feita com porco, frango e alho.

Quais os melhores vinhos para harmonizar com a Alheira de Mirandela?

Para harmonizar com a Alheira de Mirandela a melhor opção são os vinhos tintos, que contam com boa acidez, para suavizar a gordura do prato e valorizar o alho e as especiarias. Recomendamos os vinhos tintos do Douro, região de Portugal que produz alguns dos melhores vinhos do país, e que faz fronteira com Trás-os-Montes

Quais são as características da Alheira de Mirandela?

Também os condimentos utilizados e o tempo de fumagem e maturação conferem a cor, o sabor e o aroma característi-cos da Alheira de Mirandela IGP que a tornam distinta. Área de produção: A área geográfica de produção da Alheira de Mirandela IGP está circunscrita ao concelho de Mirandela.

Por que a Alheira de Mirandela é feita de porco?

A alheira parecia ser feita de porco quando, na verdade, era de galinha, o que era suficiente para enganar a inquisição. A versão moderna do prato, a alheira de Mirandela, no entanto, é feita com porco, frango e alho.

Qual é a área geográfica de Mirandela?

O município de Mirandela faz parte da área geográfica de alguns produtos com Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP), tais como: Em termos de Ensino Superior, Mirandela tem uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Bragança : Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.

Como é a produção de alheiras?

Por tradição, os fumeiros da raia norte levam mais fumo e mais vinho e alho do que os fumeiros da raia mirandesa, mais suaves e menos temperados. Atualmente a produção de alheiras é um negócio maioritariamente Industrial, mantendo-se, no entanto, a elevada qualidade no processo de produção.

Postagens relacionadas: