Greve amanha

greve amanha

Qual foi a última greve geral do sector público?

A última greve geral do sector público ocorreu em Novembro de 1992 contra a ”lei dos disponíveis” de Cavaco Silva, agora ressuscitada pela ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e denominada “lei dos supranumerários”.

Por que os funcionários públicos vão estar em greve?

Funcionários públicos de todo o País vão estar amanhã em greve contra as medidas previstas no Orçamento do Estado para o sector. Segundo os sindicatos, vários serviços vão encerrar e outros funcionar com algumas dificuldades, já que esperam uma elevada adesão de trabalhadores à paralisação.

Quais são os trabalhadores que emitiram pré-avisos de greve?

Professores, médicos, funcionários das finanças e alfândegas, bombeiros profissionais, são alguns dos trabalhadores que emitiram pré-avisos de greve para o dia de amanhã.

Qual o impacto da greve na Escola?

Filinto Lima admite um impacto que, a confirmar-se esta “forte adesão”, a greve terá no normal funcionamento das instituições de ensino. “É uma greve que afeta muito as escolas, há algumas que deverão fechar e os alunos terão de ficar em casa e nesse caso os pais também, se se tratarem de alunos do primeiro ciclo e alguns do segundo.

Como fazer aviso prévio de greve?

O aviso prévio de greve deve indicar os termos em que é convocada a referida greve, nomeadamente: Uma proposta de definição de serviços necessários à definição de serviços necessários à segurança e manutenção de equipamentos e instalações (534.º/3 do CT);

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Como comunicar a greve do empregador?

A greve tem de ser comunicada ao empregador (ou à associação de empregadores do setor) e ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, seja diretamente por escrito ou através dos meios de comunicação social.

Qual a desvantagem de fazer greve?

No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Postagens relacionadas: