Dia internacional dos direitos das crianças

dia internacional dos direitos das crianças

Qual é o Dia dos direitos da criança?

Criança síria refugiada no Campo al-Mabrouka (AFP or licensors) 20 de novembro é o Dia Internacional dos Direitos da Criança, instituído pelas Nações Unidas em 1954. A data recorda o dia em que a Assembleia Geral da ONU adotou, em 1989, a Convenção dos Direitos da Infância e da adolescência.

O que é a Convenção Internacional sobre os direitos da criança?

Convenção internacional sobre os direitos da criança é um tratado que visa à proteção de crianças e adolescentes de todo o mundo, aprovada na Resolução 44/25 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989. O artigo 28 da Convenção reconhece o direito à educação das crianças

Quais são os direitos de uma criança internada em uma instituição?

Os Estados Partes reconhecem que uma criança internada em uma instituição pelas autoridades competentes, para fins de atendimento, proteção ou tratamento de saúde física ou mental, tem direito a um exame periódico para avaliação do tratamento ao qual está sendo submetida e de todos os demais aspectos relativos à sua internação.

Qual o direito da Criança e de seus pais de sair do país?

Para tanto, e de acordo com a obrigação assumida em virtude do parágrafo 1 do artigo 9, os Estados Partes devem respeitar o direito da criança e de seus pais de sair do país, inclusive do próprio, e de ingressar em seu próprio país.

Quais são os direitos da criança?

Neste conjunto de direitos, a criança poderá desfrutar de todos os direitos desta declaração, sem distinção de raça, religião, nacionalidade, idioma, opiniões políticas ou razão de qualquer outra natureza que seja inerente à própria criança ou à sua família. 2.

Quais são os direitos das crianças no dia 12 de outubro?

Dia 12 de Outubro é o Dia das Crianças. Porém, nem todos sabem que toda criança é amparada por um conjunto de direitos fundamentais que garantem seu bem-estar, liberdade, estudo e convívio social. São os chamados direitos das crianças.

Qual a origem do Dia Internacional dos direitos da criança?

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança é bastante clara e significativa: foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o ...

Qual é o dia da criança no Brasil?

No Brasil, entretanto, a data já havia sido estipulada ainda na década de 1920. O deputado federal do Rio de Janeiro, Galdino do Valle Filho, conseguiu a aprovação da lei, em 1924, que instituía o dia 12 de outubro como o Dia da Criança.

Quais os direitos das crianças?

Algumas leis tratam apenas disso, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) cuida especificamente de uma área, os direitos dos pequenos da sociedade, e vamos mostrar a vocês quais são eles. Ter acesso à cultura e aos meios de comunicação e informação;

Quais são os direitos humanos das crianças e dos adolescentes?

Direitos das crianças e dos adolescentes O carácter universal dos direitos humanos significa que valem igualmente para todas as crianças e todos os adolescentes. Eles, não obstante, têm alguns direitos humanos adicionais que respondem às suas necessidades específicas em termos de proteção e de desenvolvimento.

Quando é indicada a internação?

Observa-se que, de acordo com a legislação de saúde mental já citada, a internação somente será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes, portanto, já efetivamente tentados.

Como funciona a internação socioeducativa?

A internação socioeducativa, como medida que priva o adolescente de sua liberdade é, por sua vez, da exclusiva atribuição jurisdicional, e se dá dentro dos parâmetros legais previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente quanto às hipóteses de incidência e prazo máximo de duração, observadas as revisões periódicas.

Postagens relacionadas: