Greve na cp

greve na cp

Quais são os motivos da greve?

“O principal motivo desta greve são os aumentos salariais, embora estejam também em causa outras matérias, como a aplicação do Acordo de Empresa da CP aos trabalhadores da antiga EMEF, para acabar com as desigualdades”, disse o sindicalista.

Quando começa a greve de domingo?

A greve decorre entre as 00:00 e as 24:00, mas abrange também os trabalhadores que iniciem o seu período de trabalho este domingo ou que iniciem o seu período de trabalho nas últimas horas de segunda-feira e terminem no dia 17.

Quais as consequências da greve ao trabalho extraordinário para feriados nacionais?

A greve ao trabalho extraordinário está prevista para feriados nacionais e poderá provocar constrangimentos a 10 de junho, no feriado de Santo António a 13 de junho em Lisboa, dia 16 e ainda dia 24, no Porto, dia de São João. Os trabalhadores da CP exigem o aumento dos salários e melhores condições de trabalho.

Quais são as greves de 24 horas em Pombal?

Estão já marcadas duas greves de 24 horas, uma para dia 12 de junho a sul de pombal e outra para dia 23 a norte. Greve de trabalhado res das bilheteiras da CP com adesão quase total no Porto

Qual é o conceito de greve?

Conceito de Greve, Tipos de Greves, Origem e Direto de Greve. O conceito de greve pode ser definido como a suspensão coletiva e temporária da prestação de serviços ao empregador, por deliberação de assembléia geral de entidade sindical representativa da categoria profissional interessada.

Por que as greves não eram consideradas um direito dos grevistas?

Significa dizer que as greves não eram consideradas um direito dos grevistas e, portanto, não eram regulamentadas por lei. Com o tempo, porém, reivindicar melhores salários, melhores condições de trabalhos etc, passou a ser um direito dos cidadãos que podiam ser exigidos através das paralisações de atividades, isto é, das greves.

Qual a desvantagem de fazer greve?

No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Qual é o direito à greve?

Sublinhe-se, portanto, que o direito à greve deve ser exercido dentro dos limites da legalidade, devendo pautar-se pelos princípios da boa-fé, da proporcionalidade e da adequação, não podendo configurar qualquer situação de abuso de direito.

Quais são os direitos do trabalhador que presta trabalho normal em dia que seja feriado?

O trabalhador que presta trabalho normal em dia que seja feriado, em empresa não obrigada a suspender o funcionamento nesse dia, tem direito a descanso compensatório com duração de metade do número de horas prestadas ou a acréscimo de 50% da retribuição correspondente, cabendo a escolha ao empregador (art. 269.º do Código do Trabalho).

Quem é obrigado a trabalhar ao feriado?

A maior parte das empresas são obrigadas a encerrar ou suspender a sua atividade em dia de feriado obrigatório, de acordo com a Lei 7, artigo 232º e 236º do Código do Trabalho. Nesse sentido, apenas há obrigatoriedade de trabalhar ao feriado nos seguintes casos: Empresa está dispensada de encerrar ou suspender um dia completo por semana;

Quais são as horas extras trabalhadas em dia de feriado?

As horas de trabalho suplementar trabalhadas em dia de feriado são pagas com acréscimo de 50% por cada hora ou fração (art. 268.º do Código do Trabalho). Além da compensação remuneratória, se fizer horas extra ao feriado, tem direito a um dia de descanso remunerado num dos 3 dias seguintes.

Postagens relacionadas: