Perseu com a cabeca de medusa

perseu com a cabeca de medusa

Quem é o deus que cortou a cabeça de Medusa?

Com a ajuda da deusa Minerva, que lhe deu um escudo, e do deus Mercúrio, que lhe deu sapatos alados, Perseu entrou na gruta em que Medusa estava dormindo, cortou sua cabeça e entregou à Minerva. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Qual é a origem da Medusa?

Hades deu-lhe um elmo que torna invisível quem o usa, e Hermes deu a ele suas sandálias aladas, três objetos que foram definitivos para a vitória de Perseu. O poeta romano Ovídio conta que a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela, a aspiração ciumenta de muitos pretendentes, sacerdotisa do templo de Atena.

Qual a importância do retrato de Medusa na mitologia grega?

O retrato de Medusa era muito usado nas armaduras e nos escudos dos guerreiros dos séculos 16 e 17, pois na mitologia grega é tida como a deusa da estratégia e da guerra justa e, também, da sabedoria, de modo que esta obra nasceu como um escudo de desfile.

Quem são as irmãs de Medusa?

As outras duas irmãs de Medusa, Esteno e Euríale, perseguem Perseu, mas este escapa devido ao capacete de Hades, que o torna invisível às górgonas. Passou, em seu retorno pelo país das hespérides, onde ficava o titã Atlas, que foi condenado a segurar a abóbada celeste em seus ombros.

Qual a origem da cabeça da Medusa?

Na mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após decapitá-la, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo. A cabeça da Medusa (1617), obra do pintor barroco flamengo Peter Paul Rubens.

Qual é o significado da deusa Medusa?

Do grego, Medusa significa guardiã, protetora e também “sabedoria feminina”, se considerarmos o culto das amazonas à deusa serpente na Líbia. As esculturas e pinturas da Medusa decoravam os telhados de templos gregos e acreditava-se que afugentava os maus espíritos.

Qual é o mito da Medusa?

O mito da Medusa se entrecruza com outro bem conhecido, o de Perseu. Segundo o mito, ela foi decapitada pelo herói, o qual lutou com a Górgona olhando apenas o seu reflexo no escudo polido. Estátua de Perseu com a cabeça de Medusa Ao decapitá-la, algo inusitado ocorreu: duas criaturas nasceram, pois Medusa estava grávida de Poseidon.

Quem é o filho de Medusa?

Do sangue de Medusa, que começou a jorrar, nasceram Pégaso, um cavalo alado, e Crisaor, um gigante, ambos filhos dela e de Poseidon. Posteriormente, Perseu ainda usou a cabeça da górgona como arma em algumas ocasiões, inclusive, transformando Polidecto em pedra.

Como era a Medusa na mitologia grega?

Na mitologia grega, Medusa era uma criatura representada por uma mulher com serpentes no lugar dos cabelos, presas de bronze e asas de ouro. Simbolicamente, Medusa era trágica, solitária e figura uma mulher incapaz de amar e ser amada.

Qual a importância da cabeça de Medusa na cultura grega?

Na cultura grega, a cabeça de Medusa tornou-se um amuleto usado para afastar maus espíritos e trazer sorte. Assim, a cabeça da Medusa era retratada no frontão de construções, assim como nas armaduras de soldados e em muitos outros pequenos objetos do cotidiano.

Qual é o significado da deusa Medusa?

Do grego, Medusa significa guardiã, protetora e também “sabedoria feminina”, se considerarmos o culto das amazonas à deusa serpente na Líbia. As esculturas e pinturas da Medusa decoravam os telhados de templos gregos e acreditava-se que afugentava os maus espíritos.

Qual é o propósito da representação de Medusa em templos sagrados?

A representação de Medusa em templos sagrados cumpria o propósito do gorgonião e afastava os maus espíritos. A menção mais conhecida de Medusa na mitologia grega aparecia no mito que narrava a sua morte, feito do herói Perseu, filho de Zeus e Dânae.

Postagens relacionadas: