Conjuntivite bacteriana
Índice
- Quais são os sintomas da conjuntivite bacteriana?
- Como a conjuntivite pode ser transmitida?
- Por que a conjuntivite viral é contagiosa?
- Como tratar conjuntivite infecciosa?
- Como tratar conjuntivite bacteriana?
- Qual a diferença entre conjuntivite bacteriana e alérgica?
- Quais os sintomas da conjuntivite?
- Como é transmitida a conjuntivite viral?
- Como é transmitida a conjuntivite viral?
- Quais são as causas da conjuntivite?
- Como se transmite a conjuntivite bacteriana?
- Quanto tempo dura a conjuntivite viral?
Quais são os sintomas da conjuntivite bacteriana?
A conjuntivite bacteriana é uma infecção dos olhos que provoca o surgimento de vermelhidão, coceira e produção de uma substância espessa e amarelada.
Como a conjuntivite pode ser transmitida?
Contudo, se o indivíduo contaminado apresentar também sintomas respiratórios, como espirros e tosse, a conjuntivite pode, sim, ser transmitida pelo contato com essas secreções. O quadro de conjuntivite viral normalmente começa em um dos olhos, transmitindo-se para o outro 24 a 48 horas depois.
Por que a conjuntivite viral é contagiosa?
A conjuntivite viral é tão contagiosa que se um paciente coçar os olhos e tocar em um objeto, outras pessoas podem se contaminar através deste. Ao contrário do que muita gente pensa, a conjuntivite não costuma ser transmitida pelo ar. Ao ver uma pessoa com conjuntivite, você não precisa sair correndo para longe dela.
Como tratar conjuntivite infecciosa?
A maioria dos casos de conjuntivite infecciosa tem causa viral e não requer o uso de antibióticos, que em nada acrescentariam no tratamento e só teriam o potencial malefício de aumentar a resistência da flora bacteriana local.
Como tratar conjuntivite bacteriana?
O médico mais indicado para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento da conjuntivite bacteriana é o oftalmologista. O tratamento da conjuntivite bacteriana consiste em pingar um colírio antibiótico, receitado pelo oftalmologista, várias vezes ao dia por cerca de 7 a 10 dias.
Qual a diferença entre conjuntivite bacteriana e alérgica?
Na conjuntivite bacteriana, a secreção é tipicamente purulenta, enquanto na formas virais e alérgicas ela é mais aquosa. Linfonodos palpáveis na região posterior das orelhas costumam estar presentes nas formas virais e bacteriana, mas não na forma alérgica.
Quais os sintomas da conjuntivite?
A conjuntivite é contagiosa e dura, na maioria das vezes, cerca de 1 semana, sendo feito tratamento com colírios e compressas. Se acha que pode estar com conjuntivite selecione os seus sintomas, para saber quais as chances: 1. Vermelhidão em um olho ou ambos 2. Sensação de queimação ou poeira no olho 3. Sensibilidade à luz 5.
Como é transmitida a conjuntivite viral?
Conjuntivite viral: A conjuntivite viral é o tipo mais comum, sendo transmitida por um vírus conhecido como adenovírus. Diferente do que muitos pensam, esse tipo de conjuntivite não é transmitido pelo ar, mas sim pelo contato com as secreções oculares e também através de tosse e espirro do paciente infectado.