Teletrabalho parcial
Índice
- O que é o teletrabalho?
- Qual é o local habitual de teletrabalho?
- Quando o teletrabalho é realizado no domicílio do trabalhador?
- Quem tem direito ao teletrabalho?
- Quando surgiu o termo teletrabalho?
- Quais as vantagens do teletrabalho?
- Qual o prazo para transição do teletrabalho?
- O que é o contrato de teletrabalho?
- O que é o teletrabalho?
- O que fazer quando o Teletrabalho não é compatível com as funções em causa?
- Quando o teletrabalho é obrigatório?
- Quais as especificidades legais para o teletrabalho interno?
- Como fazer o teletrabalho no domicílio do trabalhador?
- Qual a diferença entre teletrabalho e LABOR em domicílio?
- Quem tem direito a ficar em Teletrabalho?
- Qual é o local habitual de teletrabalho?
- Quais são os direitos do trabalhador no teletrabalho?
- O que é o teletrabalho?
- O que diz a lei sobre o teletrabalhador?
- Quais são as situações em que os trabalhadores têm o direito de trabalhar em regime de teletrabalho?
O que é o teletrabalho?
Assim, o teletrabalho consiste na realização de uma actividade profissional fora do local tradicional de trabalho possibilitando a execução de tarefas à distância. Pode assumir diversas modalidades que variam de acordo com o tempo, local e forma contratual do teletrabalho.
Qual é o local habitual de teletrabalho?
O local habitual de teletrabalho deve figurar no contrato, mas pode ser, posteriormente, alterado pelo trabalhador. A modificação, no entanto, implica um novo “acordo escrito com o empregador”, como é referido no Código do Trabalho. 3. Existem horários a cumprir no teletrabalho?
Quando o teletrabalho é realizado no domicílio do trabalhador?
Quando o teletrabalho seja realizado no domicílio do trabalhador, a visita ao local de trabalho requer aviso prévio de 24 horas e concordância do trabalhador.
Quem tem direito ao teletrabalho?
Sim, um trabalhador vítima de violência doméstica tem direito ao teletrabalho. Para esse efeito deve (i) apresentar queixa-crime e (ii) sair da casa de morada de família no momento em que se efetiva o teletrabalho. 8. Um trabalhador com filho até 3 anos de idade tem direito ao teletrabalho?
Quando surgiu o termo teletrabalho?
Em 1857, surge o trabalho remoto através das atividades de telegrafo, J. Edgar Thompson proprietário de uma linha de ferro controlava suas unidades remotas através do telégrafo, exercendo a gestão e o controle de recursos e mão de obra remotamente.
Quais as vantagens do teletrabalho?
No que diz respeito aos empregadores ou empresários, o teletrabalho pode contribuir também para a melhoria das condições de negócio, trazendo-lhes vantagens ao nível da rentabilidade e produtividade: clara redução de custos ao nível de espaço, equipamentos, rotação de pessoal e relocalização de trabalhadores;
Qual o prazo para transição do teletrabalho?
Isso não irá descaracterizar o regime de teletrabalho; O empregador pode exigir que o teletrabalho seja encerrado e o empregado retorne para o regime presencial. O prazo para transição é de 15 dias. Esta mudança deve ser registrada como aditivo contratual.
O que é o contrato de teletrabalho?
Num modelo de teletrabalho, o trabalhador realiza as funções que estão atreladas à sua função dentro da empresa em um ambiente externo ao da empresa, podendo ser em casa, na rua, em um espaço colaborativo, entre outras opções. Por que o teletrabalho tem crescido?
No regime de teletrabalho, a prestação laboral é realizada, habitualmente, em casa, proporcionando menos custos à empresa e um maior bem-estar aos seus funcionários. Isso não significa, porém, que o teletrabalhador tenha menos direitos do que os colegas que trabalham no regime “normal”. Como se define o teletrabalho?
O que fazer quando o Teletrabalho não é compatível com as funções em causa?
Como fazer o teletrabalho no domicílio do trabalhador?
Quando o teletrabalho é realizado no domicílio do trabalhador, o empregador pode fazer-lhe visitas a casa, mas apenas para controlar a atividade laboral e a utilização dos instrumentos de trabalho. Deve avisar com 24 horas de antecedência, e é necessário que o trabalhador concorde. A visita só pode acontecer dentro do horário de trabalho.
Qual a diferença entre teletrabalho e LABOR em domicílio?
Em que pese incidam sobre ele a mesma norma e exigências legais pertinentes ao labor em domicílio (arts. 2º, 3º e 6º da CLT), o teletrabalho deste, porém, se diferencia especialmente em razão da ênfase conferida à utilização de recursos eletrônicos, de informática e de comunicação, que, evidentemente, o particularizariam.
Quem tem direito a ficar em Teletrabalho?
[São considerados de risco os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crónica (como asma, bronquite crónica, doença pulmonar obstrutiva crónica), os doentes oncológicos e os portadores de insuficiência renal. Estes têm de ficar em teletrabalho.
Qual é o local habitual de teletrabalho?
O local habitual de teletrabalho deve figurar no contrato, mas pode ser, posteriormente, alterado pelo trabalhador. A modificação, no entanto, implica um novo “acordo escrito com o empregador”, como é referido no Código do Trabalho. 3. Existem horários a cumprir no teletrabalho?