Palacio de cristal oporto

palacio de cristal oporto

O que é o Palácio de Cristal do Porto?

Afinal, o que é o Palácio de Cristal do Porto? A construção do Palácio começou em 1861 e foi inaugurado em 1865 pelo Rei D. Luís. O intuito dele era acolher a Exposição Internacional do Porto, que contava com mais de 3.000 expositores, e a visita oficial do Rei, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro.

Por que visitar o Palácio de cristal?

Não deixe de o visitar e apreciar toda a natureza e paisagem que o rodeia. O Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota) é um projecto do arquitecto José carlos Loureiro. O Palácio original foi demolido em 1952 para dar lugar a um Pavilhão dos Desportos, que viria a receber diversos eventos desportivos.

Qual a altura do Palácio de cristal?

A nave do Palácio de Cristal tem 30 metros de altura. Actualmente, é palco de concertos, circos, congressos, exposições e eventos desportivos. Não deixe de o visitar e apreciar toda a natureza e paisagem que o rodeia. O Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota) é um projecto do arquitecto José carlos Loureiro.

Quando foi demolido o Palácio de cristal?

O Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota) é um projecto do arquitecto José carlos Loureiro. O Palácio original foi demolido em 1952 para dar lugar a um Pavilhão dos Desportos, que viria a receber diversos eventos desportivos.

Qual a origem do Palácio de cristal?

Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota. O Palácio de Cristal, da autoria do arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo.

Como chegar ao Palácio de cristal?

Os jardins do Palácio de Cristal ficam na Rua Dom Manuel II. Para visitá-los, basta ir de outubro a março entre 8h e 19h, ou de abril a setembro, das 8h às 21h. De ônibus, utilize as linhas 200, 201, 207, 302, 303, 501, 601 e ZM para chegar até o Palácio.

Quando foi a destruição do Palácio do Porto?

Em 1952 foi anunciado o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, a ser realizado no Porto. Assim, a 9 de Janeiro de 1952 decretou-se a destruição do nosso palácio, embora este já estivesse a ser demolido desde o dia 6 de Janeiro, excepto a frontaria.

Quando foi inaugurada a exposição do Porto?

Este projeto foi inaugurado em 1865 e foi pensado para receber a Grande Exposição Internacional do Porto, que recebeu, nesse mesmo ano, mais de três mil expositores do mundo inteiro.

Quais são as principais características do Palácio de cristal?

O Palácio de Cristal, da autoria do arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, foi construído em granito, ferro e vidro, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. A sua construção iniciou-se em 1861, sendo inaugurado em 18 de Setembro em 1865 pelo rei D. Luís .

Qual é a história do Palácio de Cristal no Porto?

Alguns anos mais tarde, em 1861, teve início a construção do Palácio de Cristal, desenhado pela mão do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones. O rei D. Pedro V marcou presença no lançamento da primeira pedra.

Por que o Palácio de cristal foi demolido?

Sob a presidência do coronel Lucínio Presa, por deliberação camarária de dezembro de 1951, foi decidido demolir o Palácio de Cristal. O pretexto foi a necessidade urgente de se construir um recinto moderno para acolher o campeonato mundial de hóquei em patins a realizar no ano seguinte.

Quando foi criado o Crystal Palace?

Em 1851, na capital da próspera Inglaterra, abria as portas a Exposição Universal. Para acolher o importante certame, nos jardins do Hyde Park foi erguido um grandioso edifício de vidro e ferro, o Crystal Palace.

Postagens relacionadas: