Adriano moreira idade

adriano moreira idade

Quem é Adriano Moreira?

Ex-membro do Conselho de Estado indicado pelo CDS-PP, Adriano Moreira, que completará 100 anos em setembro, teve um percurso académico e político dividido entre dois regimes, tendo sido ministro do Ultramar no Estado Novo, de 1961 a 1963, e presidente do Centro Democrático e Social (CDS) em democracia, de 1986 a 1988.

Quais são as ameaças de Adriano Moreira?

Entre as ameaças atuais, Adriano Moreira enumerou o encanto especial que o Presidente dos Estados Unidos tem por criar muros, mas também o estado dos Oceanos e o continente africano, longe do arco-íris sonhado por Mandela.

Por que Adriano Moreira está desiludido com o estado da União Europeia?

Hoje, aos 98 anos de idade, Adriano Moreira diz-se desiludido com o estado da União Europeia. O Brexit é um dos sinais mais evidentes — “nunca vi um disparate destes na história inglesa”, afirma — de que “faltam os homens que fizeram a Europa”.

Quais são as ameaças de Adriano Moreira?

Entre as ameaças atuais, Adriano Moreira enumerou o “encanto especial que o Presidente dos Estados Unidos tem por criar muros”, mas também o estado dos Oceanos e o continente africano, longe do arco-íris sonhado por Mandela.

Qual foi a obra de Adriano Moreira?

Com a obra “Política Ultramarina”, de 1956, Adriano Moreira revelou-se um dos mais importantes pensadores da Universidade e da vida nacional.

Qual é a responsabilidade da Europa sobre o fim do Império?

A Europa levou tempo a perceber que o fim do império estava ali. E isso começou com as Nações Unidas e, mais uma vez, com os Estados Unidos. E na sua opinião, hoje em dia, que responsabilidade é que nós — e todos os países europeus que tiveram colónias — temos sobre esses países?

Quais são os principais problemas da Europa de hoje?

Em entrevista, Moreira cita as memórias de Jean Monnet para apontar um dos principais problemas da Europa de hoje: é um projeto a que faltam as bases culturais. Se pudesse voltar a começar, começava pela cultura, disse em tempos Monnet, um dos pais fundadores da integração europeia.

Postagens relacionadas: