Igfss cheque

igfss cheque

Qual a missão do IGFSS?

Com um posicionamento estratégico, de caráter transversal no sistema de Segurança Social, o IGFSS presta serviços em áreas de negócio distintas, (i) orçamento e conta da Segurança Social, (ii) gestão da dívida, (iii) património imobiliário e (iv) gestão financeira, sendo cada uma destas áreas responsável por:

Quem endossou o cheque é obrigado a mostrar os documentos de identificação?

· Se a pessoa a quem endossou depositar o Cheque, para o efeito também terá de mostrar os 2 mencionados documentos de identificação, sem prejuízo de alguns bancos só exigirem o dela. Para mais esclarecimentos consultar a página eletrónica dos CTT. Veja aqui!

Quando é feito o pagamento de subsídios por cheque não à ordem?

O pagamento de subsídios, por cheque não à ordem, é feito quando o beneficiário não indica o número de identificação bancária quando requer estes subsídios.

Tenha em conta que os sábados, domingos e feriados contam como dia não útil, e por isso se o último dia para proceder à apresentação for um sábado, o prazo é alargado até segunda-feira. O que pode acontecer a quem utilizar indevidamente o cheque?

Como funcionam os cheques?

Quem emite a ordem de pagamento do cheque?

O credor da ordem de pagamento é o tomador beneficiário. Já o Banco, aquele que efetua o pagamento da ordem dada pelo emitente, é o Sacado. É logico que o Banco só vai efetuar o pagamento desse cheque se o sacador possuir fundos disponíveis para o pagamento deste.

Quais as vantagens do cheque não à ordem?

A principal vantagem do cheque não à ordem é a segurança. Em caso de furto, roubo ou extravio, o cheque não à ordem não pode ser pago a outra pessoa, uma vez que não pode ser endossado e tem de ser depositado ou levantado pelo seu beneficiário.

Como funciona o pagamento com cheques sem fundos?

Se não houver saldo, o cheque é considerado sem fundos e é devolvido. A partir da segunda devolução de um mesmo cheque, o emissor terá seu nome inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF). As regras sobre o pagamento com cheques foram estipuladas pela lei n° 7.357/85, conhecida como “ Lei do Cheque ”.

Quais são os prazos para apresentação do cheque ao Banco?

Existem dois prazos para apresentação do cheque ao Banco: 30 dias, quando o cheque é da mesma praça; ou de 60 dias, quando o cheque é de praça diferente. Para isso, temos que analisar a agência pagadora e o local de emissão do cheque.

Postagens relacionadas: