Farmácia aderente aos testes rápidos de antigénio

farmácia aderente aos testes rápidos de antigénio

Onde fazer testes rápidos de antigénio?

Os testes apenas poderão ter lugar nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas pela Entidade Reguladora de Saúde. Pode consultar aqui a listagem de farmácias de oficina que realizam testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

Como é feito o pagamento dos testes às farmácias e laboratórios?

O pagamento destes testes às farmácias e laboratórios processa-se com base nas regras definidas para a comparticipação de medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica, com as necessárias adaptações.

Quais farmácias são disponíveis no distrito de Aveiro?

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), no distrito de Aveiro estão disponíveis 12 farmácias, enquanto em Braga e Leiria é possível realizar o teste comparticipado de despiste do vírus SARS-CoV-2 em 11.

Quando é indicado o teste rápido de antígeno?

Teste rápido de antígeno (oral): é indicado para pessoas que estejam com sintomas da COVID-19, entre o 1º e o 7º dia da suspeita da infecção. Os testes rápidos de COVID-19 são menos sensíveis do que o teste de RT-PCR feito em laboratório, podendo dar um resultado falso negativo.

Quais são os padrões de desempenho do teste de antigénio?

Os Testes de Pesquisa de Antigénio disponibilizados pela Affidea seguem os padrões de desempenho aceites em Portugal: sensibilidade superior ou igual a 90% e especificidade igual ou superior a 97%.

Como é feito o teste rápido de anticorpo?

O que indica: se a pessoa tem anticorpos para a doença, o que pode indicar que já teve contato com o coronavírus em algum momento. Como é feito: é feito através da coleta de uma gota de sangue no dedo. Esse sangue é depois colocado num pequeno aparelho de plástico junto com um solvente.

Postagens relacionadas: