Subsídio desemprego 2022

subsídio desemprego 2022

Qual o limite máximo de subsídio de desemprego em 2022?

No que toca ao limite máximo, este será de 2,5 vezes o IAS e, por isso, sobe para os 1.107,50 euros em 2022. O aumento do valor mínimo de subsídio de desemprego, que tinha sido aplicado apenas como medida extraordinário para fazer face à pandemia e que abrangeu 175 mil pessoas, passa assim a ser um apoio permanente.

Como obter o subsídio de desemprego?

Poderá fazer o pedido de subsídio de desemprego online, através do portal iefponline, caso tenha trabalhado por conta de outrem e esteja desempregado de forma involuntária, ou presencialmente no centro de emprego, no qual deve ter, previamente, a inscrição feita.

Como funciona o prolongamento do subsídio de desemprego?

Assim, a única condição para o prolongamento do subsídio de desemprego é mesmo que este termine até 31 de dezembro de 2021. Se tal acontecer, pode ser estendido até ao prazo de seis meses a contar dessa data (necessariamente, com o limite do final de junho de 2022). Sem necessidade de apresentação da condição de recursos.

O que é o período de concessão do subsídio de desemprego?

O formulário referido está disponível no canto superior direito na “Documentação relacionada” ou em qualquer serviço de atendimento da Segurança Social. O subsídio de desemprego é requerido no prazo de 90 dias consecutivos a contar da data do desemprego, no centro de emprego.

Qual o valor máximo do subsídio de desemprego?

Em 2021, o Orçamento do Estado majorou o limite mínimo do subsídio de desemprego, para 504,63 euros (1,15xIAS) nas situações em que as remunerações que serviram de base ao cálculo do subsídio correspondam, pelo menos, ao valor do salário mínimo nacional.

Como ter direito ao subsídio de desemprego?

Para ter direito ao subsídio de desemprego, tem de trabalhar 360 dias, pelo menos, por conta de outrem nos 24 meses que antecedem o desemprego e ter registo na Segurança Social. O valor do subsídio corresponde a 65% da remuneração de referência.

Qual o período de concessão do subsídio de desemprego?

O período de concessão do subsídio de desemprego pode atingir 900 dias. Para usufruir deste tempo máximo basta ter mais de 45 anos de idade e ter atingido mais de 72 meses de contribuições para a Segurança Social a 31 de março de 2012. A este período somam-se 60 dias por cada cinco anos com registo de remunerações nos últimos 20 anos.

Como aumentar o subsídio social de desemprego?

O subsídio social de desemprego pode ser majorado num valor correspondente a 10% do salário mínimo nacional (que subirá para 705 euros em 2022), por cada filho que integre o agregado familiar. No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

Quanto tempo dura o subsídio de desemprego?

O apoio extraordinário aos desempregados está previsto na lei do Orçamento do Estado de 2021, em resposta à pandemia de Covid-19. A medida determina que a Segurança Social prolongue o subsídio de desemprego por seis meses a todos os que perderam o direito à prestação social durante este ano.

Quais as novidades do prolongamento automático do subsídio de desemprego?

Uma das novidades tem que ver com o prolongamento automático do subsídio de desemprego, até 30 de junho de 2020. Estão também abrangidos pela mesma medida o subsídio social de desemprego e o subsídio por cessação de atividade (destinado aos trabalhadores independentes).

Como receber o subsídio de desemprego subsequente?

Para manterem o direito a receber o subsídio de desemprego subsequente os beneficiários deverão, por cada 360 dias consecutivos de atribuição do subsídio, realizar a prova de Composição e Rendimentos do Agregado Familiar.

Quem tem direito ao subsídio social de desemprego de longa duração?

Já um beneficiário com 50 anos ou mais, com um registo igual ou inferior a 15 meses de remunerações, tem direito a um período de 270 dias. Por outro lado, se tiver 24 meses ou mais, terá 540 dias de concessão de subsídio. No que respeita ao subsídio social de desemprego subsequente a sua duração depende do beneficiário ter:

Postagens relacionadas: