Bolo arriaga

bolo arriaga

Quais são as três estórias relacionadas com o bolo rei?

Existem três estórias interessantes relacionadas com o Bolo Rei: a simbologia dos frutos secos e outras caracteristicas do bolo, a história da sua introdução em Portugal e a estória por detrás da fava e do brinde.

Qual é a origem do bolo-rei?

Ora bem, parece que a origem do bolo-rei remonta ao tempo dos romanos, que habitualmente elegiam o rei da festa durante os banquetes festivos. Como é que se escolhia o rei? Adivinharam, com a fava! Sorteava-se entre os presentes e quem tirasse a fava era eleito rei do banquete.

Como surgiu o bolo de reis?

No Porto, o bolo-rei foi introduzido em 1890, por iniciativa da Confeitaria Cascais, segundo uma receita que o proprietário, Francisco Júlio Cascais, também trouxera de Paris. [ 12] As receitas cruzariam mais tarde o Atlântico para chegarem ao Brasil onde similarmente virou tradição. [ 13]

Por que o bolo rei foi chamado de bolo de Ano Novo?

Com a proclamação da República em 5 de Outubro de 1910 chegaram a Portugal os maus tempos para o Bolo Rei. Devido ao nome, o bolo tinha que desaparecer ou então… mudar de nome. Os menos imaginativos deram-lhe o nome de ‘ex-bolo rei’, mas a maioria chamou-lhe bolo de Natal ou bolo de Ano Novo.

Por que os Reis Magos comem bolos?

Reza a lenda que os Reis Magos traziam ouro em representação da realeza de Jesus, mirra simbolizando o sofrimento, e incenso simbolizando a fé. Decorridos dois mil anos, a tradição de comer um bolo rei em cada dia da epifania já não é bem o que era mas, pelo menos no dia de Reis, é presença obrigatória à mesa.

Qual é a simbologia do bolo?

De acordo com a simbologia, a côdea simboliza o ouro, as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso. Certo é que o bolo, devido às frutas e à forma circular com um buraco no centro, aparenta uma coroa incrustada de pedras preciosas.

Quais são os diferentes gostos do bolo de reis?

Receita tradicional do Natal, o Bolo de Reis é uma gostosura que pode ser apreciada durante o ano todo. Com um sabor muito marcante e intenso, ele leva ingredientes bem especiais, como frutas cristalizadas, nozes e as polêmicas uvas passas. No entanto, tem para todos os gostos: são diferentes opções que vão agradar os mais variados paladares!

Como é o bolo de reis natalino?

O bolo de reis natalino é como se fosse um bolo panetone, ele fica muito gostoso, a massa fica bem molhadinha e ele não fica muito doce, fica na medida certa. É ideal para reunir a família no natal e servir esse bolo como sobremesa, ou se preferir você também pode fatiar o bolo de rei em fatias pequenas e servir como entrada antes da ceia.

Quais foram os piores tempos para o bolo rei?

Mas com a proclamação da República, a 5 de Outubro de 1910, vieram os piores tempos para o Bolo Rei ficando em risco a sua existência, por causa da palavra “rei”, símbolo do poder supremo que tinha sido derrubado. O bolo tinha que desaparecer ou arranjar outra designação...

Qual o significado do bolo?

Diz a lenda que o bolo representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento: a côdea simboliza o ouro; as frutas cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo simboliza o incenso.

Postagens relacionadas: