Genocídio significado

genocídio significado

Qual o conceito de genocídio?

O genocídio costuma ser levado a cabo por um governo a cargo do poder do Estado. É considerado como um delito internacional que pode ser julgado pelos organismos competentes na matéria.

Qual a diferença entre genocídio e etnocídio?

O termo etnocídio passou a ser utilizado nos estudos mais recentes de antropologia para indicar a ação de “matar” uma cultura. Enquanto o genocídio é a morte sistemática de grupos, o etnocídio (que pode, inclusive, acompanhar o genocídio) é a morte dos elementos culturais, que são esquecidos, proibidos ou sufocados.

Por que o genocídio é um crime do direito dos povos?

As Partes Contratantes confirmam que o genocídio, seja cometido em tempo de paz ou em tempo de guerra, é um crime do direito dos povos, que desde já se comprometem a prevenir e a punir.|1|

Por que o Brasil já teve seu próprio genocídio?

O Brasil já teve seu próprio genocídio, e essa é uma informação que poucas pessoas sabem. Os historiadores discutem a ideia do genocídio indígena, uma vez que séculos de práticas violentas contra as populações indígenas resultaram na morte de milhões de pessoas e no surgimento de uma cultura de preconceito e violência contra essas populações.

Quais foram os genocídios?

Ao longo da história, diversos genocídios foram realizados, e, apesar de a expressão ter surgido tardiamente, hoje, com base no conhecimento histórico, podemos definir determinados acontecimentos como genocídios. O caso mais simbólico, e talvez o mais conhecido, foi o Holocausto, chamado pelos judeus de Shoá.

Quais são os fatores que contribuíram para o genocídio?

Há também um genocídio que divide a opinião de historiadores, sendo que alguns o atribuem exclusivamente a Stalin, e outros, a um misto de fatores (entre eles a política de nacionalização completa da produção de grãos de todos os produtores para o governo soviético).

Por que o genocídio é um crime do direito dos povos?

As Partes Contratantes confirmam que o genocídio, seja cometido em tempo de paz ou em tempo de guerra, é um crime do direito dos povos, que desde já se comprometem a prevenir e a punir.|1|

Por que a palavra genocídio não existia até a década de 1940?

O termo “genocídio” não existia até a década de 1940. Foi por causa do Holocausto, o extermínio sistematizado de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial, que tal palavra foi criada. Um advogado judeu chamado Raphael Lemkin propôs, em 1943, o uso dela para definir as ações realizadas pelos nazistas contra essa etnia.

Postagens relacionadas: