Tabela de desconto irs

tabela de desconto irs

Quais são as tabelas de IRS?

As tabelas de IRS indicam o valor da taxa de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares que vai ser aplicada diretamente ao seu rendimento bruto. Aqui é importante atender à fonte dos seus rendimentos (se é trabalhador por conta de outrem ou pensionista), o seu estado civil, se tem dependentes e se possui alguma incapacidade.

Qual é o desconto mensal de IRS?

O desconto mensal de IRS variam em função do salário, estado civil e dependentes a cargo do contribuinte. Se é trabalhador a recibos verdes, as tabelas de retenção na fonte não lhe são aplicáveis. As taxas de retenção na fonte dos trabalhadores independentes são diferentes das dos trabalhadores por conta de outrem.

O que é o desconto do imposto de renda?

Este desconto é, na prática, um adiantamento por conta do IRS a pagar ao Estado no ano seguinte. Veja como saber qual a sua taxa de desconto e como calcular o seu salário líquido.

Qual é o valor que desconta para o IRS em 2021?

O montante a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 aumenta para 686 euros mensais, mais 27 euros relativamente a 2019. Conhecer o valor que desconta para o IRS é crucial para chegar ao valor de vencimento líquido exato. Para apoiar nesses cálculos pode também usar o Simulador de Salário Líquido 2021.

Quais são as novas tabelas do imposto de renda?

Uma das novidades é o facto das novas tabelas do IRS darem mais 12 euros por mês a trabalhador com salário de 925 euros. Um trabalhador que ganha 925 euros brutos vai descontar menos 11 euros de IRS a partir de março, face ao valor de janeiro e fevereiro, e menos 12 euros por comparação com 2021, devido às novas tabelas de retenção.

Quais são as taxas efetivas de IRS?

As taxas efetivas de IRS, ou escalões de IRS, são as taxas aplicadas ao rendimento anual de cada contribuinte. Quando preencher o IRS entre abril e junho de cada ano, as taxas exibidas nesta tabela são as que são aplicáveis ao seu escalão de rendimentos.

Quais são as novas tabelas de retenção na fonte de IRS em 2022?

Há novas tabelas de retenção na fonte de IRS em 2022, para trabalhadores dependentes, a aplicar aos rendimentos mensais a partir de 1 de março. As tabelas agora publicadas não têm efeitos retroativos a janeiro. Consulte e descarregue as tabelas em PDF e Excel para saber o valor do seu salário líquido em 2022.

Quais são as taxas de imposto de renda?

As taxas de IRS estão previstas no artigo 68.º do Código do IRS e são as seguintes: 37,00 28,838 Para cada escalão de IRS há uma taxa normal e uma taxa média. Os seus rendimentos não são todos tributados à mesma taxa.

Como calcular o desconto do imposto de renda?

Independentemente da forma de contribuição, o cálculo é feito de acordo com as faixas do Imposto de Renda: para cada patamar de rendimentos, a Receita Federal estipula uma alíquota específica para o desconto do imposto. Então, dependendo da sua faixa, o desconto pode ser maior ou menor.

Por que o imposto de renda é descontado na fonte?

Conforme mencionamos acima, todos os meses, seu Imposto de Renda é descontado na fonte. No entanto, algumas deduções entram na conta do ajuste feito no ano seguinte. Por isso, anualmente, o contribuinte que recebe acima da faixa de isenção é obrigado a declarar o IR e ajustar suas contas com o Leão.

Qual é o desconto simplificado do imposto de renda?

Não é uma regra, mas o desconto simplificado costuma ser mais vantajoso para jovens e casais sem filhos, que geralmente tem menos despesas com saúde e educação. Quem possui dependentes e gastos mais expressivos com saúde e educação, normalmente prefere calcular todas as deduções legais para pagar menos imposto de renda no fim das contas.

Como funciona o desconto do imposto de renda na aposentadoria?

De acordo com as regras do desconto do imposto de renda na aposentadoria, a partir do mês em que atingem 65 anos, os aposentados e pensionistas dessa faixa etária ficam dispensados do pagamento de IR, até o limite de R$ 1.903,98 mensais e R$ 24.751,74 anuais, considerando o 13º salário.

Postagens relacionadas: