Digito de controlo do cartão de cidadão

digito de controlo do cartão de cidadão

Qual é a diferença entre dois dígitos de controlo e um número de cartão de Cidadão?

Uma vez que os dois dígitos de controlo estão corretos, este número de Cartão de Cidadão está correto e corresponde a uma primeira emissão. O uso dos dois dígitos de controlo com algoritmos diferentes de cálculo torna a probabilidade da existência de erros quase nula.

Como funciona o novo cartão de Cidadão?

O novo Cartão de Cidadão passou a partilhar, com o BI (em uso desde 1919), o número de identificação mas com mais um dígito extra de controlo. O número inicial de 8 dígitos ( 7 em cartões mais antigos ) é atribuído por ordem de registo ( assim, um cidadão nascido em Portugal com o número 99990000 é mais novo do que o cidadão com o número 88880000.

Quais são os códigos do cartão de Cidadão?

Na carta existem 4 códigos relacionados as funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão. Estes códigos podem ser alterados pelo utilizador através da aplicação Autenticação.gov para computador.

Como levantar o cartão de Cidadão?

Nesta carta encontra informação útil como o local de levantamento do cartão ou os códigos PIN para uso das suas funcionalidades digitais. Para levantar o seu Cartão de Cidadão deve levar consigo a carta de códigos PIN.

Qual é o número do cartão de Cidadão?

O número do Cartão de Cidadão é 36412151 8ZZ7. Há, no entanto, um erro que foi introduzido nos Cartões de Cidadão e que vem do mesmo cometido nos Bilhetes de Identidade: há cartões cujo dígito de controlo é 10. Obviamente 10 não é um dígito.

Quem tem direito ao cartão de Cidadão?

Citando o banco de dados PRADO do Conselho da União Europeia: De acordo com o Tratado de Porto Seguro, um modelo idêntico de Cartão de Cidadão pode ser emitido para os nacionais da República Federativa do Brasil, que gozam de igualdade de direitos e deveres.

Qual é o resultado do dígito de controlo?

Se o resto for 0 (zero) ou 1 (um) o dígito de controlo será 0 (zero); Se for outro qualquer algarismo X, o dígito de controlo será o resultado da subtracção 11 - X.

Quais são os números de identificação do cidadão?

Os números de identificação do cidadão continuarão a ser os antigos números do Bilhete de Identidade, Segurança Social, Sistema Nacional de Saúde e Finanças, e continua a não haver cruzamento directo de dados.

O que é o Cartão Cidadão?

Quem tem direito? Por regra, tem direito a solicitar o Cartão Cidadão todo indivíduo que tem benefícios trabalhistas ou sociais para receber. Outro critério é não dispor de uma conta no banco estatal, uma vez que é de responsabilidade do mesmo o pagamento dos benefícios citados.

Quanto Custa o cartão de Cidadão?

presencialmente num balcão do IRN (mediante agendamento) com o custo de 3 euros. Ao alterar a sua morada, a mesma é atualizada na inscrição do recenseamento eleitoral. O custo do Cartão de Cidadão (CC) varia consoante o tipo de pedido, a idade e o tempo de entrega do cartão.

Quais são as funcionalidades digitais do cartão de Cidadão?

As funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão permitem-lhe autenticar-se, fazer serviços através da Internet ou assinar documentos digitais. Para aceder a estas funcionalidades é necessário um leitor de cartões smartcard e os códigos PIN que constam na carta, que lhe é entregue quando se pede ou renova o Cartão de Cidadão.

Como recuperar o código do cartão de Cidadão?

Cartão de Cidadão pedido após de 16 de abril de 2018 – poderá recuperar os códigos PIN num balcão de atendimento do Cartão de Cidadão. Na carta existem 4 códigos relacionados as funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão.

Postagens relacionadas: