Douro valley

douro valley

Quais são as realidades do Vale do Douro?

O vale do Douro, em rigor, é composto por duas realidades distintas. Um vale (desde Porto) até o Peso da Régua e outro (muito mais bonito) após o Peso da Régua em direcção ao Pinhão. Na primeira etapa é engraçado, bonito mas com impacto humano na paisagem já excessivo e a estrada demasiado cansativa (muito difícil fazer média de + 40km/h).

Qual é a região do Douro?

O Douro é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda e abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Qual é a região do Alto Douro?

Vinhas do Alto Douro vistas do miradouro de São Leonardo de Galafura O Douro é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda e abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Onde fica o rio Douro?

O seu curso tem o comprimento total de 897 km. Desenvolve-se ao longo de 112 km de fronteira portuguesa e espanhola e de seguida 213 km em território nacional. A sua altitude média é de 700 metros. No início do seu curso é um rio largo e pouco caudaloso. De Samora à sua foz, corre entre fraguedos em canais profundos.

Por que visitar o vale do Douro?

Por ali, os vinhedos se esparramam encosta abaixo nas duas margens do rio, oferecendo aos seus visitantes vistas de tirar o fôlego — que combinam perfeitamente com uma taça de vinho e o sossego dos dias de férias! O rio Douro nasce na Espanha e deságua no Atlântico, nas cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, onde estão as caves do vinho do Porto.

Por que o vale do Douro é chamado de Vale Encantado?

Não deixe de… O Vale do Douro também podia ser chamado de vale encantado tal a beleza e encantamento que as suas paisagens oferecem.

Qual é a vinícola mais conhecida do Vale do Douro?

Na margem sul do rio Douro, entre Régua e Pinhão, estão os 100 hectares da Quinta do Seixo, que é o berço do famoso vinho do Porto Sandeman, que tem sua cave em Vila Nova de Gaia, com um enorme letreiro que pode ser visto desde o Porto.

Quais são os melhores miradouros do Vale do Douro?

Favaios é, decididamente, um local encantador… A vila situada na margem esquerda do Douro é um ponto de visita obrigatório se quer ser arrebatado por paisagens naturais de cortar a respiração. Afinal, é aqui que se encontra um dos mais famosos miradouros do Vale do Douro: o miradouro São Salvador do Mundo.

Quais são as características do Alto Douro?

Ora, o Alto Douro está qualificado em três: – O seu produto primário, o vinho do Porto, é mundialmente famoso pela sua qualidade; – A paisagem cultural é de uma região produtora de vinho tradicional europeia que vem evoluindo ao longo dos tempos;

Qual é o nome da província de Alto Douro?

O nome Trás os Montes foi nomeado devido a sua localização: atrás das montanhas do Marão e Alvão, que ficam ao norte do rio Douro. Desse modo, Trás os Montes e Alto Douro é uma província de Portugal que faz fronteira com o Minho e o Douro.

Qual é a região do Douro?

O Douro é uma sub-região estatística portuguesa NUTS III, parte da Região Norte, integrando partes do Distrito de Bragança, Distrito de Vila Real, Distrito de Viseu e Distrito da Guarda e abrangida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Quais foram as principais características da região do Alto-Douro?

Já em 10 de Maio de 1907, ao abrigo do decreto assinado por João Franco, a região demarcada é novamente delimitada, estendendo-se para o Douro Superior. A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica. Mapa do Alto-Douro pelo Barão de Forrester.

Postagens relacionadas: