Cinema viseu

cinema viseu

Onde fica o Cine Clube de Viseu?

Localizado nas traseiras da Câmara Municipal, foi nesta sala que o Cine Clube de Viseu (fundado em 1955) realizou a sua primeira de muitas sessões de cinema.

Qual foi a primeira sala de espectáculos de Viseu?

Assim, a partir da década de 1960, Viseu passou a ter apenas uma única sala de espectáculos ativa, o Cine-Rossio (inaugurado em julho de 1952, com a exibição do filme “O Preço da Juventude” (1950), de René Clair).

Quais são os espaços culturais da cidade de Viseu?

Com o encerramento do Cine-Rossio em meados de 1983 (foi totalmente demolido em 1994), o Cine Clube de Viseu passou a realizar as suas sessões de cinema em vários espaços culturais da cidade: o Auditório da Casa-Museu de Almeida Moreira, o Auditório Mirita Casimiro (inaugurado em 1989) e, desde 1997, no Instituto Português da Juventude.

Quais são os principais locais a visitar em Viseu?

Um dos principais locais a visitar em Viseu, a Cava de Viriato, está precisamente associado à figura e lenda do chefe dos lusitanos. Mas Viseu tem muito mais para ver e visitar. A cidade está repleta de igrejas, museus, monumentos e parques que merecem a sua visita.

Qual a importância da cidade de Viseu para a história do país?

A belíssima cidade de Viseu localiza-se no Centro de Portugal e, ao longo dos séculos, desempenhou sempre um papel preponderante na história do país. A região de Viseu foi o centro da resistência dos lusitanos contra os invasores romanos e, testemunho disso mesmo, é a figura do lendário guerreiro Viriato, herói da resistência lusitana.

Quais são as principais características de Viseu?

Localizada no Centro de Portugal, Viseu é uma cidade antiga, cheia de monumentos e com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes. Mas, apesar de estar localizada no interior, Viseu é uma cidade bem grande e conta com acesso fácil a outras regiões do país.

Quais são as curiosidades relacionadas à Viseu?

Quer saber mais sobre Portugal? Uma curiosidade relacionada à Viseu: no passado, a cidade foi uma grande encruzilhada no período dos romanos, que a elegeram para um acampamento militar, um dos maiores da Península Ibérica. Durante esta época, Viseu foi palco de ataques por parte de tropas militares.

Postagens relacionadas: