Como preparar azeitonas

como preparar azeitonas

Como conservar a azeitona?

Curtir azeitonas é um processo antigo que transforma o fruto naturalmente amargo num petisco deliciosamente salgado e azedo. Escolha o método de conserva que funcione melhor com o tipo de azeitona que você tem. Com água, salmoura, soda cáustica ou a seco, cada uma dessas receitas produz azeitonas com diferentes sabores e texturas.

Como usar a água das azeitonas?

Coloque as azeitonas num recipiente suficientemente grande como por exemplo uma bacia de barro ou de plástico, ou um garrafão cortado, etc. Acrescente água ao recipiente até tapar totalmente as azeitonas. Deverá mudar a água das azeitonas diariamente durante 10 a 15 dias.

Como fazer a curtição de azeitonas?

Use uma balança de cozinha para verificar seu peso exato. É necessário usar 450 g de sal não iodado para cada 900 g de azeitonas. Prepare um caixote para a curtição. Você pode usar um caixote de madeira, daqueles usados para carregar frutas em feiras, com cerca de 15 cm de profundidade e duas ripas de cada lado.

Quais são as melhores dicas para cortar azeitonas?

Vestindo luvas resistentes, pegue uma das maiores azeitonas: se a carne estiver fácil de cortar até o caroço, totalmente macia e verde-amarelada, as azeitonas estão prontas. Se a carne ainda estiver pálida em seu interior, devolva-a à solução e tente outra vez em algumas horas. Nunca manuseie as azeitonas com as mãos desprotegidas.

Como conservar as azeitonas verdes?

Se a fermentação for completa, as azeitonas verdes podem ser envasadas em vidros com tampas metálicas, salmoura a 5% e pH 3,5 (menor ou igual). Nas azeitonas maduras, indica-se salmoura a 6% a 8% e pH entre 4,0 e 4,2. Faça banho-maria (15 minutos de fervura e resfriamento imediato) nos vidros de conserva para aumentar o tempo de conservação.

Como conservar azeitonas na geladeira?

Se depois de ter consumido as azeitonas sobrou líquido, deverá conservar as azeitonas que sobraram nesse líquido, pois esse é o melhor conservante. Também pode acrescentar um pouco de água para cobrir as azeitonas.

Qual a importância da preservação da azeitona?

Existem muitos métodos para curar azeitonas, depende apenas do que você preferir. Você pode aprender a conservar azeitonas e comer frutas o ano todo aqui. A preservação da azeitona é uma tradição centenária e a chave para obter frutas saborosas. A oleuropeína torna-os adstringentes e precisa ser removida das azeitonas antes de comê-las.

Quanto tempo dura azeitona?

Mas se for cidade muito quente não é ideal deixar na temperatura ambiente. Caso já tenha aberto a embalagem ou seja azeitona a granel, o melhor é guardar na geladeira em recipiente com tampa, de preferência dentro do líquido que ela veio. Na geladeira ela vai durar quase dois anos sem estragar.

Os frutos são selecionados e passam por um rigoroso controle de qualidade. A versão da azeitona Gallo sem caroço tem a textura firme, é carnuda e tem sabor frutado e ligeiramente amargo, ideal para colocar em saladas. Está em busca de uma azeitona chilena?

Como fazer a curtição de azeitonas?

Postagens relacionadas: