Fundação jose saramago

fundação jose saramago

Quais são os livros de José Saramago?

Postumamente, foram publicados Claraboia (concluído em 1953 e publicado em 2011) e Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas (2014), romance incompleto que José Saramago estava a escrever em 2010. Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga.

Quem é a esposa de Saramago?

Pilar del Rio, esposa de Saramago, irá presidir ao conselho de administração da entidade, que terá mais dois vogais — José Sucena, como administrador-delegado executivo, e Fernando Gomez Aguilera, presidente da Fundação César Manrique — sedeada em Lanzarote, com a qual existirão relações institucionais privilegiadas.

Como será o património ético-moral e literário de José Saramago?

O património ético-moral e literário de José Saramago já faz parte da memória colectiva de milhões de pessoas em todo o mundo, que se sentiriam mais órfãs sem uma entidade como esta, que será a depositária da obra, disse, acrescentando que a sede será um lugar dinâmico e não um local de culto de personalidade.

Quais são os livros de Saramago?

Saramago deu início a nova fase publicando seis romances com tramas que abordaram os caminhos da sociedade contemporânea: Ensaio Sobre a Cegueira (1995); Todos os Nomes (1997); A Caverna (2001); O Homem Duplicado (2002); Ensaio sobre a Lucidez (2004); e As Intermitências da Morte (2005).

Quais são as obras de José Saramago?

Quem não aguenta o calor, não deve estar na cozinha O escritor José Saramago deixou uma vasta obra literária, da poesia à prosa, passando pelo conto e pelas obras para teatro. O último livro publicado, Caim, em 2009, abordou a religião, uma vez mais, de forma polémica.

Quais são as principais características da obra de Saramago?

Sua escrita é marcada pela crítica política e religiosa e pela presença do realismo mágico. Na obra de Saramago, é possível perceber a reivindicação do protagonismo dos seres humanos na emancipação social. O autor morreu em 2010, aos 87 anos, deixando uma vasta obra.

Quem foi José Saramago? Conheça 10 frases e conheça o autor Português, autor de livros que venderam muito (Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis), comunista, ateu e intelectual. Mas, quem foi José Saramago além desses títulos? Vamos descobrir.

Qual foi o primeiro romance de Pedro Saramago?

Qual é a origem do Prémio Literário José Saramago?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Prémio Literário José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores em 1999, é atribuído a uma obra literária, escrita em língua portuguesa por jovens autores, cuja primeira edição tenha sido publicada num país da lusofonia.

Quais são as obras de José Saramago?

José Saramago escreveu uma vasta obra, composta por romances, contos, textos teatrais, textos memorialísticos. De modo geral, as temáticas abordadas pelo autor em suas obras giram em torno das injustiças que afligem o ser humano, o qual tem sua subjetividade impactada pelas tensões sociais e políticas que o cercam.

Qual era o pensamento de Saramago?

Saramago era comunista declarado e o pensamento é evidenciado em sua obra. Também fazia duras e ácidas críticas à igreja católica e seus dogmas. O romance, lançado em 1991, foi censurado pelo governo de Portugal que o considerou ofensivo aos católicos.

Quais são os aspectos formais da obra de Saramago?

Em relação aos aspectos formais, a obra de Saramago é famosa principalmente por conta do modo peculiar com que o autor constrói a sintaxe, caracterizada pela ocorrência de frases e períodos extensos. Muitos períodos ocupam o espaço de mais de uma página.

Postagens relacionadas: