Teste rápido de antigénio

teste rápido de antigénio

Onde fazer o teste de antigénio?

Onde fazer o Teste de Antigénio (deteção rápida)? No norte do país, o teste rápido pode ser efetuado nas Unidades Unilabs e centros Drive Thru. Já em Lisboa e Setúbal apenas é possível fazer o teste nos centros Drive Thru.

Como é feito o teste rápido de antígeno?

A coleta do teste é feita por amostra da nasofaringe através de hastes flexíveis (espécie de um cotonete) e o resultado deve ser lido em 15 minutos. Este teste rápido de antígeno se aplica para casos em que a pessoas já esteve contaminada pelo vírus da Covid-19?

Qual é a diferença entre o teste de antigénio e o PCR?

O rastreio à COVID-19 deve ser feito através do Teste PCR, enquanto que o Teste de Antigénio permite apenas confirmar doentes sintomáticos. As mais valias do Teste de Antigénio são a sua rapidez e simplicidade do processo.

Qual a diferença entre autotestes de antigénio e testes de uso profissional?

Os autotestes de antigénio para a Covid-19 são compostos por um kit que inclui: instruções de uso. Ao contrário dos testes de uso profissional, os autotestes são menos invasivos.

Onde fazer testes rápidos de antigénio?

Os testes apenas poderão ter lugar nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas pela Entidade Reguladora de Saúde. Pode consultar aqui a listagem de farmácias de oficina que realizam testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

Quais são os testes de antígeno?

Os testes de antígeno são imunoensaios que detectam a presença de um antígeno viral específico. Há dois resultados possíveis, o positivo, que significa infecção viral ativa e o negativo, onde não é detectada a presença do vírus do organismo. Pesquisa de antígeno para SARS-Cov-2.

Quais são os padrões de desempenho do teste de antigénio?

Os Testes de Pesquisa de Antigénio disponibilizados pela Affidea seguem os padrões de desempenho aceites em Portugal: sensibilidade superior ou igual a 90% e especificidade igual ou superior a 97%.

Qual a sensibilidade do teste de antígeno?

O teste de antígeno possui sensibilidade inferior ao teste de RT-PCR, especialmente em pessoas assintomáticas com cargas virais baixas.

Qual a diferença entre o teste de antígeno e o PCR?

O tempo de resultado de um teste de antígeno é de 15 minutos, enquanto o PCR demora entre 24h e 48h na maioria das situações, chegando a mais de 72h em locais mais distantes, completa o Dr. Almeida. O PCR é um ótimo exame para identificar casos, mesmo após passado o período de transmissibilidade.

Qual a sensibilidade do teste de antígeno?

Limitações – Como o teste de antígeno identifica apenas algumas partes da estrutura viral, ele possui uma sensibilidade inferior ao do RT-PCR, especialmente em pessoas assintomáticas ou depois do quinto dia de infecção.

Qual a diferença entre o teste de deteção e o teste de antigénio?

No que toca ao procedimento do Teste de Deteção (PCR), trata-se de uma colheita rápida com um zaragatoa através do nariz até á nasofaringe. O Teste de Antigénio (Deteção Rápida) é realizado da mesma forma que o PCR, ou seja, através da colheita da amostra através da zaragatoa nasofaríngea no nariz.

Como fazer o teste de antigénio?

Já no que toca ao Teste de Antigénio (Deteção Rápida), após a colheita, a amostra deve ser colocada na cassete, que deve manter-se numa superfície plana e horizontal e é nesta cassete que existe uma leitura visual do resultado do teste, que deve ser interpretado por um profissional de saúde habilitado. (1)

Postagens relacionadas: