Sef coimbra

sef coimbra

Qual é o município de Coimbra?

Ver artigo principal: História de Coimbra. A cidade de Coimbra em 1598. Sé Velha de Coimbra. Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço de nascimento de seis reis de Portugal, da Primeira Dinastia, assim como da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa .

Quais são as freguesias de Coimbra?

Coimbra é a sede do município de Coimbra com 319,4 km² de área e 143 396 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. Este é limitado a norte pelo município da Mealhada, a leste por Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede .

Quais são as principais características de Coimbra?

Coimbra é uma cidade e um município português, sendo capital da Região de Coimbra, da Região do Centro e do Distrito de Coimbra. Tem uma área urbana de 94,65 km 2, 99.792 habitantes em 2021 e uma denisdade populacional de 1.054 habitantes por km 2, sendo a oitava maior cidade do país.

Quais são os locais emblemáticos de Coimbra?

Os locais emblemáticos desta cidade fantástica são muitos, variados e de diversas épocas. Para começar, a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo em funcionamento e a mais antiga do Universo dos países e regiões de língua portuguesa, incluindo naturalmente Portugal.

Como se chamam os habitantes de Coimbra?

Os habitantes se chamam coimbraenses. O município se estende por 106,9 km² e contava com 7 556 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 70,7 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Cajuri, Ervália e Paula Cândido ,Coimbra se situa a 14 km a Sul-Leste de Viçosa a maior cidade nos arredores.

Qual é a capital de Coimbra?

Coimbra OTE é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Coimbra, situada na província da Beira Litoral, Região do Centro, sub-região Região de Coimbra. Com 105 842 habitantes (2011) no seu perímetro urbano, é centro de referência e maior cidade da região do Centro de Portugal, que reúne cerca de 2,3 milhões de habitantes (2013).

O que aconteceu com a cidade de Coimbra?

Com o Conde Sesnando Coimbra cresce, assim, em paz e se desenvolve como charneira entre cristãos e infiéis. Em 1111, o Conde D. Henrique e D. Teresa concedem carta de Foral à cidade, fazendo assim desta sua residência.

Quantos concelhos tem o distrito de Coimbra?

O distrito de Coimbra é constituído por 17 concelhos e 155 freguesias, ocupando uma área de 3973.73 km2, o que corresponde a 4.31% do território nacional.

Quais são as principais características do distrito de Coimbra?

A principal característica geográfica do distrito de Coimbra é o vale do rio Mondego, que domina a paisagem em todo o ocidente do distrito e constitui, com os vales de dois dos seus afluentes, o rio Alva e o Rio Ceira, as principais características da zona oriental. O distrito divide-se, pois, em duas metades:

Qual a origem da cidade de Coimbra?

Em 711 os mouros chegaram à Península Ibérica e a cidade passa a chamar-se Kulūmriyya, tornando-se num importante entreposto comercial entre o norte cristão e o sul árabe, com uma forte comunidade moçárabe. Em 871 torna-se Condado de Coimbra mas apenas em 1064 a cidade é definitivamente reconquistada por Fernando Magno de Leão .

Qual é a capital de Coimbra?

Coimbra OTE é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Coimbra, situada na província da Beira Litoral, Região do Centro, sub-região Região de Coimbra. Com 105 842 habitantes (2011) no seu perímetro urbano, é centro de referência e maior cidade da região do Centro de Portugal, que reúne cerca de 2,3 milhões de habitantes (2013).

Como era o povoamento de Coimbra?

A cidade que é hoje Coimbra teve o seu primitivo núcleo de povoamento no cimo da colina da Alta. Este cabeço, com cerca de 160 metros de altitude, sobranceiro ao rio Mondego, para além das condições naturais de defesa que oferecia, era ponto de passagem quase obrigatório entre o Norte e o Sul.

Postagens relacionadas: