Agua nas barragens

agua nas barragens

O que são barragens e para que servem?

Barragens são uma estrutura também vista na natureza – os castores constroem represas para manter a profundidade da água suficiente para cobrir as aberturas de suas casas, protegendo-as de predadores. As barragens são uma das inovações mais antigas da humanidade.

Quando foi construída a primeira barragem de água?

Este confinamento de água cria lagos ou reservatórios. A primeira barragem conhecida foi construída em 2900 a.C em todo o rio Nilo para proteger a cidade de Memphis de inundações.

Quais são as barragens mais antigas?

As barragens foram, desde o início da civilização, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo a combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica. Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia.

Quais são as etapas de construção de uma barragem?

Dessa forma, a barragem deixa passar um caudal ecológico que tem como função preservar os ecossistemas já existentes no rio e respectivas margens. A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projecto, a construção, a exploração e a observação.

Quais são as funções das barragens?

As barragens ou represas são estruturas artificiais construídas no leito de um rio ou canal com a função de acumular as águas para diversas funções, podendo abastecer uma região, produzir energia elétrica ou prevenir enchentes. Elas controlam o fluxo dos rios em caso de fortes chuvas que provoquem o alto nível de águas fluviais.

Quais são os benefícios da barragem?

A produção de energia hídrica é principalmente efetuada através de centrais hidroelétricas articuladas com barragens de grande ou média capacidade, que sustêm a água dos rios, constituindo um reservatório de água.

Qual é o tipo de barragem mais comum?

É o tipo de barragem mais comum, pois pode ser apoiada em tipos variados de fundação. Normalmente, são construídas com finalidade de armazenar água e se divide em dois tipos de acordo com os materiais que a estruturam: homogêneo e zonado. Esse tipo de barragem é caracterizado por vales muito largos.

Qual a importância das barragens para a sociedade e para as comunidades?

É interessante saber a importância das barragens que formam reservatórios de água para a sociedade e para as comunidades no entorno dela. Elas são capazes de auxiliar a geração de energia e aumentar a disponibilidade hídrica local, fazer o amortecimento de cheias, evitando inundações, além de poderem contribuir para o lazer e a navegação.

Quais são as relações de barragens do Brasil?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para os dados sobre as usinas hidrelétricas, veja Lista de usinas hidrelétricas do Brasil. Relação de barragens do Brasil, incluindo usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, barragens para abastecimento de água, de regularização de vazão e de contenção de rejeitos de mineração .

Qual a maior barragem do mundo?

A barragem de Tarbela, localizada no Paquistão, é a maior barragem de terra do mundo. A barragem criou o Reservatório Tarbela, que atualmente tem uma capacidade de 14,3 quilômetros cúbicos. A barragem de Tarbela foi construída sobre o rio Indo.

Qual foi o marco da construção das barragens no Brasil?

Porém, o marco da construção das barragens no Brasil iniciou em 1880, após a Grande Seca no Nordeste, quando o imperador Dom Pedro II nomeou uma comissão para solucionar o problema das secas, sendo uma dessas soluções a construção de barragens de armazenamento de água. A barragem de armazenamento chamada Cedros foi a primeira a ser concluída em ...

Como é feita a construção de uma barragem?

Em alguns casos, emprega-se o uso de tirantes e até injeção de calda de cimento e sempre mantendo o controle geológico. São barragens construídas em vales estreitos e com boas condições de ombreiras (laterais do vale onde a barragem se apoia) que são geralmente constituídas por rocha.

Como é a construção de uma barragem? As barragens são feitas de forma a acumularem o máximo de água possível, tanto através da chuva como também pela captação da água caudal do rio existente. Faz-se a barragem unindo as duas margens aprisionando a água na albufeira (represa artificial das águas correntes ou pluviais, para irrigação).

Quais são os impactos ambientais da construção de barragens?

Postagens relacionadas: