Aldeia de brotas

aldeia de brotas

Qual é o concelho de Brotas?

Brotas é uma freguesia do concelho de Mora, com uma área de cerca de 83,15 km2 e com uma população de 451 habitantes, dados de 2011. Fazendo fronteira com o Ribatejo e a pouco mais de uma hora de Lisboa, quem passa pela aldeia de Brotas pode desprender-se do quotidiano e desfrutar do sossego do campo.

Qual é a densidade populacional de Brotas?

Brotas é uma freguesia portuguesa do município de Mora, na região do Alentejo, com 83,15 km² de área e 451 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 5,4 h/km². Esta freguesia constituiu até 1834 o concelho de Águias, que recebeu foral em 1520.

Qual a importância do Santuário de Nossa Senhora das Brotas?

O Santuário de Nossa Senhora das Brotas foi construído em 1424, e tornou.se num importante centro religioso nas décadas seguintes. A sua importância e a devoção de Nossa Senhora das Brotas foi de tal ordem, que a primeira igreja construída pelos portugueses na Índia lhe foi dedicada.

O que é a Igreja de Nossa Senhora das Brotas?

Igreja de Nossa Senhora de Brotas (Classificado Imóvel de Interesse Público, 1956) e conjunto de edificações circundantes, denominado Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Nos censos de 1864 a 1930 denominava-se Águias ou Brotas.

Como é o município de Brotas?

Com a decadência da agricultura cafeeira, o município perdeu grande parte da sua população para outros centros, principalmente São Carlos, Rio Claro, Jaú e Piracicaba . No final dos anos 70 foi discutida a possibilidade de transferir a capital do Estado de São Paulo para Brotas.

Como é a freguesia de Brotas?

Brotas é uma freguesia do Concelho de Mora próxima do rio Divor e que dista aproximadamente 11km da sede concelhia. Tem uma área de 83,15 km2 e, em 2011, contava um total de 451 habitantes. Esta freguesia constituiu o Concelho de Águias (até 1834), tendo passado a sua sede da povoação de Águias para Brotas no final do século XVIII.

Quando foi extinto o concelho de Brotas?

O Concelho das Águias ou Brotas foi extinto em 1834 e anexado ao de Mora. Quando o de Mora foi extinto em 1855, Brotas passou para o de Montemor-o-Novo, onde se manteve até 1861, ano em que o Concelho de Mora foi restaurado.

Qual é a origem do nome Brotas?

A origem do nome Brotas ainda é desconhecida, mas recebe quatro hipóteses: Brotas de olho dágua; Brotas de broto de capim (mato que brotava depois de pousadas de trilheiras); Brotas como derivativo de bolotas (bolos característicos fabricados em Brotas pela fundadora); e a quarta e mais provável, vem das origens da fundadora de Brotas.

Como surgiu o Santuário de Brotas?

O santuário de Brotas liga-se, segundo a lenda, a um milagre ocorrido cerca de 1400: uma vaca que pastava teria caído ao fundo do barranco no qual hoje se ergue a igreja; um pastor achando o animal já morto propunha-se esfolá-lo quando lhe surgiu a Virgem com o Menino e lhe disse que no local construísse um templo em veneração da sua imagem.

Qual a origem do culto de Nossa Senhora de Brotas?

1O culto de Nossa Senhora de Brotas tem como origem um suposto milagre ocorrido na localidade de Brotas no Alto Alentejo, na primeira metade do século XV 1. Um pastor, que levara a sua vaca a pastar, vê o animal cair num barranco, partir uma pata e morrer.

Qual é a imagem de Nossa Senhora de Brotas?

14Ainda na igreja, resta-nos uma última imagem, igualmente alusiva a Nossa Senhora de Brotas, pintada no centro da abóbada da nave em 1785. Representa o pastor ajoelhado aos pés de uma árvore, na copa da qual se vê Nossa Senhora em pé, vestida com uma túnica branca e um manto azul, coroada e segurando o menino ao colo (Fig. 7).

Postagens relacionadas: