Cardo planta

cardo planta

Quais são as espécies de plantas que são chamadas de cardo?

Cardo é o nome comum dado diversas espécies de plantas pertencentes ao género Cynara da família das Asteraceae. Algumas fontes apontam outras famílias também chamadas de cardo. Algumas vezes, o termo cardo é aplicado às plantas espinhosas da tribo Cardueae (ou Cynareae), especialmente dos gêneros Carduus, Cirsium e Onopordum.

Quais são as características do Cardo?

A definição técnica de cardo é baseada nas características do estilo e das anteras. O cardo lanoso tem flores roxas; o Cardo cundidor formar pequenas flores, lilás ou branco. A alcachofra borriquera ou manto de Judas forma capítulos volumosos de flores roxas.

Como é feito o cardo?

Para a utilização do cardo, toma-se uma certa quantidade deste e põe-se de molho com 10-15 gramas de sal em 100-150ml de água durante algumas horas sendo logo depois de espremido, e o macerado resultante é filtrado e o líquido é utilizado como coalho. Ao leite com temperatura de 29-30ºC é adicionado o coalho sob agitação.

Qual a melhor época para cultivar cardo?

O cardo é um vegetal esquecido, não muito cultivado na horta. É caracterizada por um sabor delicadamente amargo e pode ser cultivada na horta da primavera até o final de junho. Nesse período, o cardo pode ser transplantado e semeado . A planta é muito volumosa e vistosa.

Quais são as espécies de cardos?

Cardo é o nome comum dado diversas espécies de plantas pertencentes ao género Cynara da família das Asteraceae. Os cardos crescem em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos, podendo ser encontrado na forma selvagem ou cultivada na Península Ibérica, na costa Atlântica da Europa, incluindo a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Quais são as diferentes espécies de plantas?

Além disso, apesar da variedade de espécies mais populares, também existem aquelas pouco conhecidas, mais exóticas, algumas ornamentais, medicinais, carnívoras. De forma mais científica, existem quatro grupos de plantas: as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas.

Quais são as características das plantas?

As plantas desse grupo apresentam características como serem pequenas, não desenvolverem caule, logo, sem folhas, galhos ou raízes. Além disso, também são plantas que necessitam de água para se reproduzirem, por isso são encontradas em lugares úmidos.

Quais são as plantas que não fazem parte da tribo Cardueae?

Algumas vezes, o termo cardo é aplicado às plantas espinhosas da tribo Cardueae (ou Cynareae), especialmente dos gêneros Carduus, Cirsium e Onopordum. Entretanto, plantas que não fazem parte dessa tribo também são, eventualmente, chamadas cardos, dando ao termo um caráter polifilético.

Quais são os usos do Cardo?

Um dos principais benefícios desta planta para a nossa saúde é a proteção do nosso fígado. Ela ajuda a eliminar as toxinas, ajudando o fígado a renovar os seus tecidos. Esta planta é um ótimo antioxidante natural capaz de combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres, que como sabe, causam o envelhecimento precoce.

Quais são as propriedades do Cardo?

Esta planta estimula a produção de glutationa, uma substância cuja função passa por desintoxicar as células, fortalecendo as membranas externas das nossas células, protegendo-as das toxinas. Segundo um estudo feito por cientistas alemães, esta planta tem propriedades que inibem a produção de colesterol total.

Qual é o significado do nome cardo?

Para o significado no urbanismo da Roma Antiga, veja Cardo (rua). Cardo é o nome comum dado diversas espécies de plantas pertencentes ao género Cynara da família das Asteraceae. Algumas fontes apontam outras famílias também chamadas de cardo.

Qual a importância do Cardo para o fígado?

O cardo se tornou um dos principais aliados naturais na hora de combater os problemas do fígado, ela é uma planta medicinal muito procurada, também conhecida como Serralha-de-folhas, muito utilizada para fazer remédios caseiros para problemas no fígado e na vesícula biliar, por exemplo.

Postagens relacionadas: