Advento catequese

advento catequese

Quando começa o advento?

O Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. Começa na noite do sábado, véspera do 1.º domingo, e vai até o dia 24 de dezembro. É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Tempo precioso para recordar o mistério da salvação e reavivar os valores cristãos.

Qual é o tema específico do 2o domingo do advento?

Preparar os caminhos é o tema específico do 2º domingo do Advento. O 3º domingo apresenta os tempos messiânicos, quando Deus vem salvar-nos e a sua vinda está próxima. O 4º domingo do Advento anuncia a vinda iminente do Messias.

Quais são as características da liturgia do advento?

O espírito de conversão , próprio do Advento, possui tonalidades diferentes daquelas relembradas na Quaresma. A substância é essencialmente a mesma, mas, enquanto a Quaresma é marcada pela austeridade da reparação do pecado, o Advento é marcado pela alegria da vinda do Senhor.

Como celebrar o advento?

O Advento, deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela Salvação que se realiza no meio de nós.

Qual é o dia do advento?

O Advento tem sempre início no domingo mais próximo do dia 30 de novembro e termina no dia 24 de dezembro, Véspera do Natal. Do latim adventum, a palavra “advento” significa chegada e, neste caso, faz referência à chegada de Jesus ao mundo. O tempo do Advento vai de 29 de novembro a 24 de dezembro de 2020.

Quais são as características do advento?

O Advento (do latim Adventus: chegada, do verbo Advenire: chegar a) [ 1] é o primeiro tempo do Ano Litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.

Quando se encerra o advento?

Ele se encerra na tarde de 24 de dezembro, quando começa o Tempo de Natal. O Advento se divide em dois períodos: Do primeiro domingo do Advento até 16 de dezembro, a Igreja nos orienta na esperança da vinda gloriosa de Cristo em todos os seus aspectos: sua vinda há dois mil anos, sua vinda agora, a cada dia, e sua vinda no fim dos tempos.

Qual é a duração do tempo do advento?

O tempo do Advento tem duração de 4 semanas. Ele se encerra na tarde de 24 de dezembro, quando começa o Tempo de Natal. O Advento se divide em dois períodos:

Qual a diferença entre o ano litúrgico e o advento?

Sendo assim, o tempo litúrgico é também sinal da presença de Cristo no tempo dos homens. Diferentemente do ano civil que se inicia no dia primeiro de janeiro, o ano litúrgico inicia-se no domingo mais próximo do dia 30 de novembro. O Advento, por sua vez, faz parte de um ciclo maior chamado ciclo do Natal.

Qual a importância do advento para a vida litúrgica?

No Ordo Romanus XV, do século VIII, espécie de resumo de prescrições litúrgicas, ressaltou-se que o tempo do advento deveria iniciar nos primeiros dias dezembro, em preparação para o santo natal3. A Igreja antiga ressaltava a importância da vida que Deus trouxe à humanidade através de seu Filho Jesus Cristo.

Quem são as figuras bíblicas do advento?

Ele, Jesus, é a figura central do Advento. Todos os Profetas, de certa forma, anunciaram a Sua Vinda; seria muito longo citar todos eles. Entre eles, Isaías se destaca como a figura ímpar do AT ao anunciar a vinda do Messias.

Qual a importância da liturgia cristã?

A Liturgia cristã é, portanto, uma cristologia ‘extensiva’, que recapitula em si toda a história humana e cósmica. A liturgia, manifestando fielmente essa visão do Mistério de Cristo, revela, anuncia e torna presente no tempo e no espaço a sua força salvífica. Parte-se de Cristo, mas atinge-se necessariamente a Trindade inteira.

Postagens relacionadas: