Blocos de cimento

blocos de cimento

O que é um bloco de cimento estrutural?

Contudo, na maioria dos casos, a tubulação fica para fora da alvenaria e depois é colocada uma parede falsa. Eles também podem ser usados na execução de muros de arrimo e piscinas, por exemplo. O bloco de cimento estrutural, normalmente, tem rendimento de 12,5 peças por m² e pode ficar aparente.

Quais são os benefícios dos blocos de concreto?

Os blocos de concreto podem trazer diversos benefícios à sua obra. O material é responsável por auxiliar no isolamento acústico, é resistente, auxilia na produtividade e pode ser aplicado diretamente em superfícies.

Como é feito o bloco de concreto?

O bloco de concreto é composto por cimento, agregados e água; A combinação de agregados pode ser entre pedrisco, areia natural e/ou artificial, ou, ainda, pó de pedra; A mistura de materiais é preparada e passa por um equipamento de vibração e prensagem;

Qual é a origem do cimento?

Cimento é uma palavra originada do latim ‘caementu’, que designava, na Roma antiga, uma espécie de pedra natural de rochedos. Historiadores supõem que o homem primitivo, da Idade da Pedra, já possuía o conhecimento acerca de um material com propriedades aglomerantes semelhantes ao cimento.

O que são blocos estruturais e para que servem?

Os mais comuns entre prédios residenciais e casas, os blocos estruturais são utilizados para moldar e manter a estrutura dessas obras. Nesse tipo de construção, são as paredes que sustentam toda a edificação do projeto.

Como são feitos os blocos de concreto?

Como o próprio nome já diz, os blocos são feitos de um concreto especialmente desenvolvido para esta finalidade. Na fábrica, o cimento, agregados, água e aditivos são dosados e misturados de forma controlada para garantir a resistência de bloco de concreto.

Qual a diferença entre blocos de concreto estruturais e alvenaria estrutural?

Já os blocos de concreto estruturais são utilizados no sistema de alvenaria estrutural, onde as paredes são responsáveis por suportar o peso da edificação. Nesse sistema de construção, não é necessário fazer colunas e vigas de concreto.

Qual o comprimento de um bloco de concreto?

Já os comprimentos variam de 11,5 a 54cm conforme a família e o tipo de bloco. Além da classificação de família, na hora de comprar os blocos de concreto, é muito importante se atentar a classe dos blocos de concreto. A classe do bloco determina o local de uso e resistência, saiba mais a seguir:

Quais são os principais tipos de blocos de concreto?

Os projetos deverão especificar a capacidade de carga dos blocos e seus tipos, dentre os quais podem ser: bloco comum, meio bloco, bloco para instalações, bloco 45º, blocos canaleta, blocos para arrimo e blocos pastilha.

Como fazer bloco de concreto com água e cimento?

Toda a produção de bloco de concreto deve seguir as normas ABNT NBR 6136 e a ABNT NBR 12118. Não basta apenas misturar água e cimento. É preciso então saber desde a medida certa de água, até o uso da máquina correta para fabricação.

Qual a resistência do bloco de concreto?

Nesse sistema de construção, não é necessário fazer colunas e vigas de concreto. Os blocos de concreto, com resistência superior a 4,5 Mpa, suportam todas as cargas da edificação. Quando é necessário estruturas adicionais, elas são realizadas dentro dos blocos de concreto, como os grautes, cintas de amarração e vergas e contravergas.

Qual a altura de um bloco de concreto?

Dimensões de blocos de concreto Família 20 x 40 15 x 40 15 x 30 12,5 x 40 Largura 190 140 140 115 Altura 190 190 190 190 Inteiro 390 390 290 390 Meio 190 190 140 190 8 more rows ...

Postagens relacionadas: