Hifen

hifen

Qual é o uso do hífen?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Com hífen - segunda palavra com a mesma letra: micro-organismo; micro-ondas;

Qual é a diferença entre o hífen e o sub?

Essa regra possui algumas exceções: No caso do prefixo SUB, usa-se o hífen também diante de palavras iniciadas com R. Exemplo: sub-região, sub-regimento, etc. No caso dos prefixos CIRCUM e PAN, também utiliza-se o hífen se a segunda palavra começar com M, N ou VOGAL.

Qual é a diferença entre o hífen e a palavra mal?

Diante do advérbio “mal” , quando a segunda palavra começar por vogal ou “h”, o hífen está presente. Com os prefixos “-circum” e “-pan”, diante de palavras iniciadas por “vogal, m, n ou h”, emprega-se o hífen. Com sufixos de origem tupi-guarani, como “-açu”, “-guaçu”, “-mirim”, usa-se o hífen. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a diferença entre o hífen e a regra base?

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Com hífen - segunda palavra com a mesma letra: micro-organismo; micro-ondas; contra-ataque; contra-atacante; anti-inflamatório;

Quais são os elementos que compõem o hífen?

8) Emprega-se o hífen nos compostos com os elementos além, aquém, recém e sem. além-mar, aquém-fontreiras, recém-nascido, sem-vergonha.

Qual é a diferença entre o hífen e a regra base?

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. Com hífen - segunda palavra com a mesma letra: micro-organismo; micro-ondas; contra-ataque; contra-atacante; anti-inflamatório;

Quais são as palavras que não se usam hífen?

mais-que-perfeito. ao deus-dará. à queima-roupa. Não se usa hífen com as palavras NÃO e QUASE. Exemplos: não agressão / não fumante / não violento / quase delito / quase domicílio. Não se usa hífen quando o 1º elemento termina por vogal e o 2º elemento começa por vogal diferente.

Quais são as regras para empregar o hífen?

Exemplos: semiaberto, infraestrutura. Uma exceção à regra é a palavra arco-íris, que continua sendo grafada com hífen. Essas são as regras de inserção no que diz respeito às palavras compostas. Contudo, palavras formadas por prefixação e, consequentemente, por aglutinação, também podem ser grafadas com hífen.

Como usar o hífen de “bem” e “mal”?

E uma das dúvidas mais comuns e que, portanto, pode ocasionar em erros ortográficos é acerca do uso do hífen de “bem” e de “mal”. Feito isso, vamos passar ao uso do hífen. O advérbio “bem” já era grafado com “n” em algumas palavras, quando aglutinadas, como o caso de: “benfeitor”, “benfazejo”.

Quais são os elementos do hífen?

Com esses elementos, usa-se sempre o hífen: ex-presidente, sem-vergonha, além-mar, aquém-fronteira, recém-chegado, vice-prefeito, vice- -governador, sota-piloto, soto-capitão, pós-operatório, pós-graduação, pré-vestibular, pré- -parto, pró-americano. Obs.: Se … Continue lendo

Qual a diferença entre mau e mal?

Lembre-se sempre que “mau”, com “u” é o oposto de “bom”; já “mal”, com “l”, é o oposto de “bem”. – Advérbio de modo: neste caso, é utilizado como contrário de bem.

Qual a diferença entre mal e advérbio?

Quando é advérbio, mal significa que algo foi realizado de maneira errada, por exemplo: Sofia se comportou mal na palestra. Quando é substantivo, esse termo é sinônimo de doença, problema, angústia, tristeza ou sofrimento, por exemplo: Todo o mal deve ser evitado. Nesse caso, o artigo “o” colocado na frente do termo determina esse substantivo.

Postagens relacionadas: